A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar Social, realiza nesta quinta-feira, 23, a partir das 16h no plenário Fernando Ferrari, uma audiência pública para debater sobre a revisão do novo Plano Diretor. O projeto de lei complementar nº 6/2017 que tramita na Casa, dispõe sobre a ordenação territorial do município de Bento Gonçalves e sobre a política de desenvolvimento e de expansão urbana, e aprova o plano diretor municipal e dá outras providências.
Uma das questões mais polêmicas do novo projeto são as possíveis alterações que liberam a construção de prédios no bairro São Bento. Moradores do bairro devem lotar o Legislativo na tarde desta quinta-feira, 23, para pedir que os vereadores não apresentem emendas ao Plano Diretor, o que permitiria a construção de prédios de até 16 andares naquela região. A mobilização da vizinhança é total, tanto que em muitas casas já há faixas informando que eles não querem edifícios no bairro.
Uma das maiores preocupações é em relação ao prédio da Apae, que foi negociado com uma construtora em troca de uma nova sede. Moradores denunciam que uma emenda parlamentar deve ser apresentada para permitir que a empresa construa um empreendimento naquele local, mas que teria até 10 andares e não os 16 que serão permitidos no novo Plano Diretor, na tentativa de amenizar a indignação dos vizinhos que moram no bairro. Além disso, há denúncias também de que pelo menos três construtoras já compraram terrenos ao longo da ?Avenida Planalto e Rua Xingú, esperando para construir edifícios no local.
A audiência é aberta ao público, e será transmitida ao vivo pelo facebook e pelo canal da TV Câmara Bento no Youtube.
A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social é presidida pelo vereador Marcos Barbosa (PRB), e tem como vice-presidente o vereador Rafael Pasqualotto (PP) e como membros os vereadores Eduardo Virissimo (PP), Gustavo Sperotto (DEM), Neri Mazzochin (PP) e Volnei Christofoli (PP).