Quinta, 27 de Janeiro de 2022
23°

Chuva

Bento Gonçalves - RS

Esporte Futebol

Retrospectiva do Esportivo: do rebaixamento à campanha histórica na Série D

No Gauchão, o alviazul não conseguiu repetir o bom desempenho de 2020 e caiu para a Divisão de Acesso. O ano, no entanto, também contou com alegrias, com a trajetória surpreendente do clube em seu retorno em uma divisão nacional.

31/12/2021 às 23h04 Atualizada em 31/12/2021 às 23h43
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

O ano de 2021 do Esportivo beirou ao desastre com o rebaixamento no Gauchão, retornando à Divisão de Acesso após passar apenas duas temporadas na elite. No entanto, o clube conseguiu, ao menos, dar a volta por cima com uma participação histórica na Série D do Campeonato Brasileiro. No seu retorno em uma divisão nacional, o alviazul fez uma de suas melhores campanhas em uma competição de nível nacional em seus 102 anos de trajetória. 

O início de campanha no Gauchão:

Com as expectativas altas após uma temporada vitoriosa em 2020, com a conquista do título do Interior, o Esportivo decepcionou em 2021. A direção apostou na troca do comando técnico, mesmo com o êxito do treinador Carlos Moraes (que retornou para comandar o clube em 2022) nas duas temporadas que esteve à frente do clube. Luiz Carlos Winck assumiu a casamata, e obteve a aprovação do torcedor, que esperava o mesmo desempenho obtido pelo técnico em sua primeira passagem pelo clube. Porém, isso não aconteceu. 

Em quatro jogos, o Esportivo somou apenas três pontos no início do Gauchão. A derrota para o Remo-PA na Copa do Brasil, na segunda participação do alviazul na competição nacional, deu fim à segunda passagem de Winck no clube. 

Foto: Kévin Sganzerla

Zimmermann assume, mas logo se despede, momentaneamente:

Para substituir Winck, a direção apostou em Rogério Zimmermann. O treinador assumiu o Esportivo na véspera do Clássico da Polenta. Após três partidas, o treinador se despediu do clube, alegando problemas pessoais, depois da derrota melancólica para o Novo Hamburgo em casa. O treinador somou apenas um ponto no comando da equipe. 

O descenso:

O auxiliar técnico, Gustavo Papa, assumiu o comando do clube como última cartada para tentar salvar o Esportivo do rebaixamento. Nas quatro últimas rodadas, a vitória diante do Pelotas fora de casa e os empates contra Juventude e Ypiranga não foram suficientes para salvar o alviazul do descenso. Na rodada derradeira, uma goleada por 5 a 0 sofrida diante do Internacional no Beira-Rio rebaixou o Esportivo no saldo de gols, com apenas nove pontos somados em 11 jogos disputados. 

Foto: Kévin Sganzerla

Série D e retorno de Zimmermann:

Depois do descenso, a direção do Esportivo cogitou em não disputar a Série D, porém voltou atrás da decisão motivado pelo auxílio de empresários e lideranças locais. O alviazul confirmou a participação “nos acréscimos”, e confirmou o retorno do técnico Rogério Zimmermann para comandar a equipe na competição nacional. 

O treinador, no entanto, teve um período significativamente curto para a formação do elenco, uma vez que o clube decidiu por praticamente constituir um novo plantel para a disputa do campeonato. A intertemporada visando a competição nacional começou com apenas cinco atletas no grupo e iniciou pouco mais de duas semanas antes de iniciar a Série D. A folha salarial, que no estadual se encontrava próxima dos R$ 200 mil, não ultrapassou os R$ 80 mil no segundo semestre para participar do quarto escalão do futebol brasileiro. 

Com o elenco ainda em formação, o Esportivo encontrou dificuldades no primeiro turno da Série D, somando apenas seis pontos. Porém, com a chegada de reforços e com o grupo completo, o alviazul se recuperou na segunda metade da primeira fase, dobrando a sua pontuação e alcançando a classificação na última rodada, terminando em terceiro colocado com 18 pontos. 

Matheus Batista foi o artilheiro do Esportivo na Série D (Foto: Kévin Sganzerla)

Invencibilidade em Clássico da Polenta em competições nacionais

Na fase classificatória, o Esportivo enfrentou em duas ocasiões o seu rival Caxias no Clássico da Polenta, visando manter a sua invencibilidade em competições nacionais. Em 2007, o alviazul já havia conquistado duas vitórias sobre a equipe grená pela Série C.

No primeiro turno, as equipes ficaram no empate em 1 a 1 no estádio Montanha dos Vinhedos. Já no Centenário, em Caxias do Sul, pelo segundo turno, o Esportivo surpreendeu e venceu pelo placar de 1 a 0. No final da primeira fase, o alviazul terminou na frente do rival com a mesma pontuação. 

Esportivo derrotou o rival Caxias por 1 a 0 em pleno Centenário (Foto: Kévin Sganzerla)

Esportivo nas oitavas de final da Série D

Na segunda fase, após sofrer uma derrota em casa por 1 a 0 diante do Santo André-SP, o Esportivo venceu o time paulista em Diadema-SP pelo mesmo placar, levando o confronto para os pênaltis, nos quais o alviazul levou a melhor, conquistando a classificação às oitavas de final. 

Na fase seguinte, encarando a Ferroviária-SP, que contava com um dos maiores investimentos da Série D, o time alviazul não foi páreo para a equipe de Araraquara-SP. No jogo de ida, os paulistas venceram por 2 a 1. Na segunda partida, um empate em 1 a 1 eliminou o alviazul da competição que, mesmo dando adeus ao campeonato, comemorou a campanha histórica. 

Foto: Kévin Sganzerla

O ano de 2022:

Com a troca de presidência, Laudir Miguel Piccoli deixou o cargo e Leocir Glowacki assumiu o cargo para o biênio de 2022-2023. Em sua primeira ação, o novo mandatário já confirmou o retorno do técnico Carlos Moraes para comandar o Esportivo na Divisão de Acesso do próximo ano. O grupo de atletas está em formação e os primeiros nomes devem ser confirmados no início de janeiro. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 00h17 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva

Mín. 18° Máx. 26°

Sex 27°C 16°C
Sáb 29°C 13°C
Dom 30°C 14°C
Seg 30°C 17°C
Ter 22°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio