Segunda, 16 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Agricultura Região

Somente em dezembro, Bombeiros de Bento já combateram 35 incêndios em vegetação

Corporação adverte para que não sejam realizadas queimadas, pois, em função da estiagem, o fogo se alastra muito rápido e coloca em risco vidas humanas e animais

27/12/2021 às 22h35
Por: Redação
Compartilhe:
(Divulgação Bombeiros)
(Divulgação Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros com sede em Bento Gonçalves combateu dois incêndios em vegetação no interior do município de Santa Tereza nesta segunda feira, dia 27, sendo o primeiro por volta das 11h da manhã na localidade de linha Cesca, onde o fogo foi causado pela queda de cabos de energia elétrica no mato seco. Com isso, as chamas logo se alastraram em risco um parreiral.

A guarnição compareceu ao local e realizou o combate ao fogo com a ajuda de agricultores. Foram utilizados tratores com pulverizadores com água para controlar as chamas, além de aproximadamente 15.000 litros de água utilizados pelos bombeiros, em um trabalho que durou uma hora.

Logo em seguida, por volta das 12h, a guarnição de serviço se deslocou até a localidade de linha Bento, entre Santa Tereza e Santa Bárbara, onde combateu um segundo incêndio em vegetação em uma plantação de eucaliptos. O fogo atingiu a copa das árvores, exigindo o uso de aproximadamente 60.000 litros de água no controle e combate às chamas.

O fogo de grandes proporções assustou os moradores e foi necessário o apoio de caminhões pipa da prefeitura de Santa Tereza para o abastecimento da viatura de bombeiros, pois naquela área não há hidrantes. Neste segundo incêndio, que pode ter sido causado por uma queimada, a ação dos bombeiros durou quatro horas. Felizmente, nas duas situações, não houve feridos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves adverte que realizar queimada é crime previsto Lei de Crimes Ambientais e no Código Penal Brasileiro. A corporação adverte ainda que, em função do período de estiagem, a vegetação seca proporciona um alastramento muito rápido do fogo, podendo colocar em risco vidas humanas e de animais, além do patrimônio público e privado.

Somente em dezembro, os bombeiros de Bento já combateram 35 incêndios em vegetação em sua área de atuação. Ao longo de 2021, foram 142 ocorrências deste tipo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 12h52 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 13°

Ter 10°C 4°C
Qua 11°C 4°C
Qui 12°C 6°C
Sex 15°C 6°C
Sáb 14°C 7°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete