Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Comer e Beber Que delícia!

Dicas do que fazer com as sobras da ceia de Natal no dia seguinte

Um dos principais erros neste momento, é a mistura dos alimentos. Cada um deles, deve ser guardado de forma separada.

25/12/2021 às 11h50
Por: Redação
Compartilhe:
Dicas do que fazer com as sobras da ceia de Natal no dia seguinte

A ceia de Natal costuma ser celebrada com muita fartura e mesa cheia. No dia seguinte, surge a questão: o que fazer com as sobras para que a comida não fique com aquela cara de requentada? Os chefs Matheus Batalha, do Batalha Gastronomia, e Gabriela Mendes, do Centro Universitário Avantis (UniAvan), dão dicas do que é possível fazer com as sobras dos pratos da noite de Natal.

Mas, antes, é preciso levar em consideração uma questão muito importante: a intoxicação pelos alimentos que ficaram expostos durante todo o jantar. A nutricionista Carolina Henequim explica que se deve observar a coloração, a textura e o cheiro dos alimentos para saber se ainda estão bons para o armazenamento -- o que também deve ser feito com atenção. O arroz, por exemplo, deve ter um recipiente e a carne outro, "nada de colocar até três tipos de alimento em um mesmo recipiente", diz.

Pratos mais elaborados

Segundo Gabriela Mendes, é possível utilizar praticamente tudo o que sobrou da ceia, basta usar a imaginação. Veja algumas dicas:

Arroz e bacalhau

Faça um arroz cremoso de forno, misturando os dois ingredientes ou as outras proteínas que sobraram da ceia, com um creme de maionese temperado com sal, pimenta e tempero verde. Se for do seu gosto, pode adicionar cebola picada e alho. Coloque a mistura em um refratário com muito queijo parmesão por cima e leve para gratinar no forno. “É um prato rápido de fazer, fácil, quase não dá trabalho e ainda pode ser acrescido de outros ingredientes, como milho, ervilha, azeitona, tomate picado, entre outros”, explica a chef.

Peru, lombinho ou outras carnes

A dica é fazer “carne louca”. A professora conta que essa receita é feita tradicionalmente com proteínas que sobram do churrasco, mas também pode ser produzida com as aves da ceia. É necessário desfiar as carnes, misturar com cebolas em tiras e pimentão, adicionar azeitonas e fazer um refogado colorido. “Pode ser usado como um recheio de sanduíche, antepasto ou pode acompanhar arroz, purê ou massa”.

Dica extra: ainda para as carnes que sobrarem da ceia, a chef também sugere refogar as proteínas com cebola, alho, cheiro verde e azeite de oliva, colocar em um refratário e distribui-las como base do prato. Por cima, adicione creme de milho, que é feito com o cereal batido com molho bechamel (molho feito de farinha, manteiga e leite). Use também queijo parmesão ou muçarela por cima e leve ao forno para gratinar. “É uma outra opção de prato fácil de fazer e que acompanha um arroz, uma massa, um purê ou qualquer outro acompanhamento a gosto”, finaliza.

E o panetone?

Tradicional nessa época do ano, o pão doce ganha lugar ao lado do café da manhã, lanche da tarde e é até transformado em presente. Ou ir além com um pavê de panetone, que leva creme belga (base de leite condensado, leite, gemas e maisena) e creme de chocolate (feito com cacau em pó ou chocolate 50%). “Ele é montado em camadas; coloca o creme belga, por cima o chocolate e o panetone picadinho. Camada por camada. Por último, cobre a sobremesa com uma camada da mistura do creme de leite batido com quatro claras em neve. Para finalizar, leve para gelar por cerca de três a quatro horas”, explica a chef.

Salada de Chester - Matheus Batalha

Existem várias formas de você aproveitar o Chester e fazer delícias ao longo de vários dias

 

Ingredientes

Peito de chester da noite anterior

1 limão

1 colher de sopa de mostarda

Azeite de oliva

1 laranja

1 peça de queijo branco

1 rabanete

1 ramo de rúcula

Mix de folhas verdes

Sal

Modo de preparo:

Corte o chester em fatias e reserve.

Misture uma colher de sopa de mostarda com o suco de 1 limão, 1 laranja e o azeite de oliva, e mexa bem até ficar homogêneo.

Fatie o rabanete bem fininho e corte o queijo branco em cubos.

Lave as folhas verdes e ajeite-as em uma travessa. Coloque o chester e disponha as fatias de rabanete.

Acrescente o queijo branco e, por último, regue com o molho e sirva.

 

Sanduíche de pernil - Matheus Batalha

 

Sanduíche com sobras de Natal pode ficar delicioso e também nutritivo

Ingredientes

Pernil da noite anterior

Pão baguete ou francês

Cebola roxa

Queijo provolone

Manteiga

Mostarda Dijon

Modo de preparo:

Desfie o pernil suíno, misture com o molho do assado e com o queijo provolone ralado.

Passe a manteiga no pão e toste na frigideira.

Corte a cebola roxa bem fininha.

Para a montagem, passe a mostarda Dijon no pão tostado, coloque o pernil desfiado e a cebola roxa.

Está pronto para servir!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 17h20 - Fonte: ClimaTempo
11°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 20°C 7°C
Ter 21°C 8°C
Qua 22°C 11°C
Qui 21°C 13°C
Sex 20°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete