Sábado, 22 de Janeiro de 2022
24°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Empresas e Entidades Sucessão

Marijane é apresentada como a nova presidente do CIC de Bento Gonçalves

Será a primeira mulher a assumir a presidência nos 107 anos da entidade. Noite também será marcada pela entrega do troféu Mérito Empresarial.

02/12/2021 às 08h41 Atualizada em 03/12/2021 às 08h43
Por: Redação
Compartilhe:
Além da nova presidente, demais integrantes da diretoria do CIC-BG serão conhecidos.
Além da nova presidente, demais integrantes da diretoria do CIC-BG serão conhecidos.

Na noite desta quinta-feira, 2 de dezembro, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) fará, mais uma vez, história: a empresária Marijane Paese será empossada como a primeira presidente mulher da secular entidade. Seu nome foi referendado no dia 25 de novembro, quando associados aprovaram, em assembleia, a indicação do presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, para o cargo.

O movimento na entidade representa um gesto carregado de simbolismo para todas as mulheres. E Marijane quer fazer disso um fator inspiracional, sempre tendo o trabalho como termômetro do desenvolvimento da realização pessoal e profissional. “Que seja um incentivo para mais lideranças femininas e que elas entendam que é possível. Vejo que o diferencial precisa ser o foco no trabalho executado e a conquista das oportunidades com igualdade”, diz a próxima presidente do CIC-BG, cujo mandato terá como vigência o biênio 2022-2023.

Ser a primeira mulher à frente de uma instituição de 107 anos, dirigida em toda sua história por homens, é, sim, um desafio. Mas Marijane não os teme. “Penso que este foi o principal motivo de eu ter aceitado, não fujo de desafios. Estou aceitando encarrar este novo projeto de vida com o intuído de poder ser útil à sociedade e auxilar as empresas”, conta. A forma de condução do convite também foi muito especial. “O apoio e o incentivo do presidente Rogério foram fundamentais para minha tomada de decisão. Acredito que será uma experiência que vai agregar muito conhecimento para mim”, analisa.

E também para todos que estiverem na diretoria executiva – cujos componentes serão conhecidos na noite da solenidade de posse. Marijane enxerga os desafios, seja de que ordem forem, como de reponsabilidade coletiva, e não unicamente da figura da presidente. “Vamos buscar engajamento e dedicação de toda equipe para fazer o melhor. Quanto ao resultado, será uma consequência, e farei o possível para atender as expectativas”, comenta.

Aos 46 anos, a administradora da Paese Comércio de Ferragens assume o posto trazendo o respaldo de sua destacada atuação durante a pandemia. Vice-presidente do CIC-BG para Assuntos do Comércio, Marijane empregou sua formação acadêmica, em Matemática com ênfase em Estatística, para abastecer o Comitê Técnico Regional da Serra com informações estatísticas sobre a covid na região. Elas foram essenciais para ajudar a Serra, por exemplo, a reverter bandeiras restritivas para mais brandas, no então modelo de Distanciamento Controlado do governo.

Vem da pandemia, também, um dos grandes aprendizados durante sua vivência na diretoria do CIC-BG. “Aprendi muito a importância do argumento técnico para agir nas incertezas”, conta. A pandemia, claro, também foi o principal desafio dessa trajetória. Com ela, veio o medo e a dificuldade de equilibrar as questões da saúde com a economia. Uma dificuldade que persiste. “Agora, é preciso planejar a retomada”, observa.

Se o trabalho na pandemia deu visibilidade à ela, foi o conjunto de sua biografia que a credenciou para o posto. Filha de agricultores, Marijane começou a vida profissional aos 12 anos. Trabalhou com turismo, na indústria – atuando na controladoria e em programação e controle de produção –, além de ter sido professora nos ensinos fundamental, médio e superior. Tem, também, vivência comunitária, desempenhou atividades em grupos de jovens e de escoteiros e em projetos esportivos. Aos 46 anos, é formada em Licenciatura Plena em Matemática e Física e Mestrado em Ênfase em Estatística. É casada com Deonir De Toni e é mãe de Mariana, de 18 anos, e Lucas, de 16.

Seu tempo na diretoria do CIC-BG estrelou ainda mais o currículo, celebrando grandes conquistas da gestão de Capoani. Entre elas, a criação do movimento Unidos por Bento, que oportunizou a construção de 40 leitos emergenciais junto à UPA, o surgimento do consultório de atendimento à covid-19 e o Fórum do Comércio, juntamente com a CDL-BG e o Sindilojas. “Sempre tudo ocorreu com a capacidade rápida de ação do presidente Rogério”, elogia.

À frente do CIC-BG, já sabe o que pretende fazer. “O principal será incentivar o empreendedorismo, buscar estratégias e atividades para que as empresas consigam melhorar seu desempenho, avaliar as necessidades das organizações da região e desenvolver junto com sua equipe novos projetos ligados ao desenvolvimento econômico das organizações e do município”, diz, reforçando, novamente, a importância da equipe para contemplar o trabalho. “A gestão é de grupo, a responsabilidade e o comprometimento, de toda diretoria”.

Atual presidente Rogério Capoani fez uma dobradinha importante com Marijane Paese durante a pandemia

 

Quem é a nova presidente do CIC-BG

Uma das mais tradicionais distinções em reconhecimento ao empreendendorismo, à criatividade e à inovação dos empresários de Bento Gonçalves, o Mérito Empresarial, outorgado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), terá seus vencedores do ano de 2021 conhecidos na noite desta quinta-feira, 2 de dezembro.

A 17ª edição da premiação irá agraciar com troféus representantes dos segmentos econômicos – indústria, comércio e serviços. Entre os critérios que farão a diferença na eleição e devem ser observados pelos votantes estão qualidades como promoção do desenvolvimento econômico e liderança comunitária. Será aceito apenas um voto por CNPJ. Na última edição do Mérito Empresarial, em 2019, os vencedores foram Cooperativa Vinícola Aurora, Grupo Cenci e Giordani Turismo, escolhidos nos segmentos indústria, comércio e serviços, respectivamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 08h13 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

Dom 36°C 19°C
Seg 34°C 19°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 19°C
Qui 27°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio