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Serra Gaúcha terá sua agência de desenvolvimento funcionando no primeiro trimestre de 2022

Com apoios importantes de entidades, empresários e do poder público, iniciativa já tem alguns projetos no radar – um deles está ligado à criação dos distritos turísticos

01/12/2021 às 09h23 Atualizada em 01/12/2021 às 09h41
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Farol Comunicação
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(Foto: Matheus Fiorezze/Divulgação)
(Foto: Matheus Fiorezze/Divulgação)

No primeiro semestre do ano que vem, a Serra Gaúcha poderá ter a sua Agência de Desenvolvimento funcionando. Essa é a meta que foi apresentada na 47ª reunião do G30 pelo CEO do grupo, Thomas Fontana. Entre os principais objetivos da agência, estão o trabalho unificado das microrregiões e o fortalecimento das demandas da região na área do turismo. “Durante a pandemia, ficou claro que há necessidades que são comuns tanto para o desenvolvimento da região Uva e Vinho quanto das Hortênsias, por exemplo. Trabalhar unificado evita sobreposição de projetos e busca por demandas”, explica Fontana.

O objetivo inicial era que esse projeto estivesse concretizado em 2020, mas a pandemia fez com que algumas etapas tivessem que ficar em stand by. “Nos bastidores, o projeto não parou. Fizemos estudos de formatos jurídicos, acessamos estatutos e demais dados de outras agências e seguimos trabalhando”, ressalta.  Com a retomada do turismo se consolidando, o G30 voltou a projetar a implantação, e o primeiro passo foi apresentar para as entidades, lideranças e empresários que fazem parte do grupo. “Se não tivermos o envolvimento das entidades, a agência pode ser criada, mas vai ser apenas mais um CNPJ. O G30 lidera esse processo, mas não entende que é um projeto seu, é um projeto da Serra Gaúcha”, destaca.

O assunto faz parte da pauta do G30 desde 2017, quando foi proposto por um membro, e seguiu como pauta permanente. Em 2019, já vislumbrando a implementação em 2020, o grupo de trabalho fez nove reuniões para traçar diagnóstico, projetos e passos que precisavam ser tomados. “Tudo que está sendo apresentado aqui não é da cabeça do Thomas, é uma visão de diversas entidades e lideranças que participaram desse processo construído com matriz swot, estudo e benchmark”, reforçou o CEO na reunião com o grupo.

A necessidade da agência foi reforçada por líderes de entidades e empresas presentes à reunião, como por exemplo, Bento & Região Convention e Visitors Bureau, Aprovale, Biossplena, Sicredi Pioneira, Corede Serra e Atuasserra. Integrante do G30, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, também formalizou o apoio do poder público. “O turismo precisa de responsabilidade e planejamento e vejo a agência com esse papel. Parabenizo o G30 por estar desenvolvendo esse trabalho e reafirmo o apoio da Secretaria de Turismo”.

O detalhamento do que foi feito até agora e dos próximos passos foi apresentado aos membros e já está prevista uma próxima reunião para dezembro ou janeiro. Com apoios importantes das entidades, de empresários e do poder público, a Agência de Desenvolvimento da Serra Gaúcha já tem alguns projetos no radar. Um deles está ligado à criação dos distritos turísticos. “O G30 enxerga a necessidade da Agência de Desenvolvimento da Serra Gaúcha, seguirá trabalhando por isso e vislumbra como perfeitamente possível atingir a meta de instalar até junho do ano que vem”, finaliza Fontana.

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