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Com o dobro do prazo previsto, EMI do bairro Fátima deve ser entregue em dezembro

Nova escola infantil deveria ter sido finalizada ainda em maio, mas, segundo a prefeitura de Bento, empresa responsável alegou escassez de material e de mão de obra. Administração também anunciou mudanças na gestão da futura creche

Jorge Bronzato Jr.
Por: Jorge Bronzato Jr.
04/11/2021 às 16h41 Atualizada em 04/11/2021 às 17h25
Com o dobro do prazo previsto, EMI do bairro Fátima deve ser entregue em dezembro
(Reprodução)

As obras da Escola Municipal Infantil (EMI) do bairro Fátima tiveram início há exatamente um ano, em novembro de 2020, com a previsão de que o novo espaço seria entregue à comunidade de Bento Gonçalves seis meses depois, ou seja, ainda no último mês de maio. Os trabalhos, contudo, ainda não foram finalizados e a nova projeção é de que o empreendimento seja concluído em dezembro.

Segundo a prefeitura, o atraso no cronograma ocorreu por fatores externos apontados como justificativa pela empresa responsável. "Houve aditivo de prazo em virtude de escassez de material no mercado e de mão de obra, o que foi constatado pelo setor da construção neste último ano", explica a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer.

Nesse meio tempo, também foi promovido um ajuste no valor total da obra, que originalmente era de R$ 1.957.000,17. Em função da elevação dos preços das matérias primas utilizadas, foi realizado um reequilíbrio financeiro de R$ 191.019,40. Assim, o custo total subiu, por enquanto, para R$ 2.148.019,57.

PREFEITURA DESISTE TEMPORARIAMENTE DE PRIVATIZAR A GESTÃO
A EMI do Fátima está localizada na esquina das ruas Raimundo Carvalho e Hermenegildo Poloni e terá capacidade de atender a 120 alunos. Serão 628m² de área construída que contarão com salas de aula, playground, solarium, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, enfermaria e salas administrativas.

Inicialmente, o modelo de gestão da nova escolinha seria por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) na qual o Executivo pagaria por toda a estrutura e depois, através de uma licitação, a entregaria para uma empresa que venderia as vagas de volta ao governo. Quando divulgada, essa proposta não foi muito bem aceita pela comunidade e, ao menos temporariamente, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) garante que esse planejamento mudou. "Fizemos um estudo e, hoje,a melhor opção é o município gerir a nova escola. Porém, não desistimos da ideia de firmarmos as parcerias público privadas, tanto que estamos constituindo uma Comissão Interdisciplinar para a confecção de edital para parcerias. Poderá este edital contemplar esta e outras escolas, a partir da finalização do estudo", afirma a secretária Adriane Zorzi.

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