A terceira fase da revitalização do passeio público no centro de Bento Gonçalves iniciou nesta segunda-feira, 21, com a realização de obras no Quadrilátero Central do município. As melhorias no tráfego de pessoas na área urbana, coordenadas pela Secretaria de Gestão Integrada e mobilidade Urbana, darão prosseguimento ao alargamento do passeio público na Rua Saldanha Marinho, entre a Rua Ramiro Barcelos e a Rua Dr. José Mário Mônaco.
Segundo a Prefeitura, as obras de melhorias no passeio público têm como objetivo melhorar a fluidez dos cidadãos pela via, principalmente em horário de intenso movimento. Por consequência das obras, diversas modificações foram feitas pela secretaria. O ponto de táxi, que estava localizado em frente à parte velha do Hospital Tacchini, foi transferido para a rua Ramiro Barcelos, à direita, junto ao muro do hospital (foto abaixo). Pela esquerda da rua, foram retirados o carro lanche e o estacionamento, a partir do portão de saída do Hospital Tacchini, para abrir uma segunda via para o tráfego de veículos. As vagas de estacionamento na Saldanha Marinho permanecerão apenas as de emergência de ambulâncias. Carga e descarga e estacionamento para idosos e deficientes físicos foram transferidos para a Rua José Mário Mônaco.
De acordo com um dos taxistas que utiliza o ponto de táxi localizado agora na Rua Ramiro Barcelos, a mudança é positiva para os pedestres, mas negativa para a categoria. "Nós ficamos escondidos atrás do muro e os passageiros não vêem direito o ponto de táxi, mas logo logo vai acostumar", ressalta o taxista que preferiu não se identificar.
A previsão de entrega das reformas no Quadrilátero Central é de 90 dias, caso tudo ocorrer dentro do planejamento e se as condições climáticas forem favoráveis.