Neste domingo, 5 de junho, será o último dia do maior evento enogastronômico itinerante do país com a presença de seis chefs regionais e nacionais a partir das 13h. Os interessados em participar ainda podem se inscrever no local do evento. Desde a sexta-feira, 3 de junho, o Mesa ao Vivo tem atraído dezenas de pessoas para ter aulas com talentos da gastronomia nacional.
Uma viagem por diversos continentes foi proporcionada neste sábado, 4 de junho, aos participantes do Mesa ao Vivo Serra Gaúcha na ExpoBento 2016. Oito chefes deram um show ao utilizar os mais variados ingredientes, aguçando o paladar e a imaginação dos amantes da gastronomia. O segundo dia do Mesa ao Vivo Serra Gaúcha teve início às 13h com a chef Flávia Quaresma, autora dos livros “Saboreando mudanças ”e a Arte de cozinhar” e integrante do programa Mesa para Dois, no GNT, com Alex Atala. Com passagens por Paris, México e Tel Aviv, Flávia apresentou um cardápio que valorizou o mais emblemático dos produtos de Bento Gonçalves: o vinho. O cardápio foi cordeiro (paleta) assado com cebola, alho-poró, cenoura e ervas aromáticas, como alecrim, louro e tomilho, acompanhado de vinho tinto, além de purê de cenoura assada e quiabo refogado com cebola, alho e pimenta dedo de moça.
O chef e proprietário do Bistrô Café com Arte, César Brandelli, propôs às 14h15min, uma fusão entre comida francesa e italiana. O cardápio apresentado foi Costeleta suína em cama de figos com purê de mandioquinha e massa com ragu de ossobuco. Às 15h30min foi a vez de Jamur Bettoni e Luis Yagui, respectivamente proprietário e chef do Restaurante Umai Yoo, de Caxias do Sul, criarem uma mistura ítalo-peruana brasileira por meio de Quinotto ao molho de aji peruano com filé salteado, risoto de quinoa e filé ao Sauvignon Blanc.
Os chefs Vicente Lovera e Laércio Vesterlund proporcionaram uma viagem pelos continentes, a partir das 16h45min, por meio de Tortéi de farinha de arroz acompanhado de salmão com especiarias e caldo à base de empanadas. Às 18h, Juarez Campos, chef e proprietário do Restaurante Oriundi, em Vitória (ES), fez uma homenagem à comunidade italiana de seu estado ao preparar Involtini di maiale lardellato al rosmarinho.
Por fim, às 19h15, Altermir Pessalli, proprietário do Mamma Gema Trattoria e Pizza Entre Vinhos, localizados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e da Trattoria Primo Camilo, em Garibaldi (RS), ensinou a preparar Pato ao funghi porcini gaúcho.