Domingo, 28 de Novembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Bairros Boa Notícia

Sistema de Semáforo Inteligente começa a ser instalado no bairro Borgo

Novo sistema começa a funcionar na semana que vem na esquina das ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos nos horários de pico.

21/10/2021 às 11h34 Atualizada em 24/10/2021 às 11h30
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Semáforos inteligentes devem desafogar o trânsito nas ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol - Fotos: Rodrigo de Marco/Prefeitura de Bento Gonçalves
Semáforos inteligentes devem desafogar o trânsito nas ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol - Fotos: Rodrigo de Marco/Prefeitura de Bento Gonçalves

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) de Bento Gonçalves começou a instalação das câmeras do sistema de semáforos inteligentes no bairro Borgo, cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, na manhã desta quinta-feira, 21. O objetivo é melhorar o tráfego de veículos naquela região, principalmente nos horários de pico, evitando assim congestionamentos prolongados.

De acordo o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, o novo sistema será responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos e na gestão das sinaleiras do local. O equipamento funciona até mesmo em situações de baixa visibilidade, em períodos noturnos, com neblina ou chuva. Ao todo serão instaladas quatro câmeras. O local foi escolhido pelo fato de ser o semáforo do município com o maior tempo de espera e a maior quantidade de fases, além de ter um grande fluxo de veículos em todas as direções.

Como funciona o equipamento

Os novos equipamentos estão sendo fixados à frente das sinaleiras e detectam a passagem dos veículos. O dado é enviado a um software que passará a planejar e calcular os tempos de verde (sinal aberto), com base nas informações repassadas. Com isso o sistema analisará o fluxo nos cruzamentos e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar e por quanto tempo. "O novo sistema fará um melhor gerenciamento do trânsito no local, reduzindo o tempo de espera dos motoristas e melhorando o congestionamento nos horários considerados de pico, ou seja, com maior fluxo de veículos. Após a conclusão da instalação do sistema, a SEGIMU pretende realizar a instalação de mais semáforos inteligentes em outros pontos da cidade”, destacou o secretário Marcos Barbosa.

Secretário Marcos Barbosa revelou que um novo ponto da cidade também deve receber a instalação do sistema inteligente de semáforos

 

Ainda segundo Barbosa a expectativa é que na próxima semana o novo sistema já esteja funcionando, tornando o trânsito mais fluído. Queremos modernizar e desta forma dando mais mobilidade ao trânsito de Bento. E estamos definindo com a equipe técnica a instalação também em outro local da cidade", finalizou o secretário. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 00h22 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 13°C
Qua 30°C 12°C
Qui 29°C 14°C
Sex 24°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio