Após alguns meses de retração na geração de empregos, Bento Gonçalves voltou a apresentar um saldo positivo nos números no mês de julho. O aumento foi mínimo, mas mostra uma reação das empresas na Capital do Vinho, que já estão contratando mais do que demitindo funcionários. Os ´numeros foram divulgados nesta terça-feira, 15, pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
No mês de Julho foram abertos 10 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,03% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o Comércio, com 41 vagas a mais, seguido pelos Serviços, com 19 vínculos criados. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram a Construção Civil e a Indústria de Transformação, com 44 e 11 desligamentos, respectivamente.
O saldo acumulado no ano é de 160 vagas fechadas. Nos últimos 12 meses foram encerrados 1.152 postos de trabalho no município, um decréscimo de 2,88%. Nesse mesmo período o setor que mais fechou postos de trabalho nos últimos 12 meses foi o da Indústria de Transformação, com 547 vínculos encerrados. Os setores que mais criaram postos de trabalho foram o da Agropecuária e Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 16 e 8 novas vagas, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária, de 11,85%.