Domingo, 28 de Novembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Região Reviravolta política

Município de Garibaldi pode ter novas eleições municipais

Em recurso de ação de impugnação da chapa do prefeito Alex Carniel, Procuradoria Regional Eleitoral manifestou-se favorável à cassação do prefeito e realização de novas eleições municipais.

08/10/2021 às 19h26 Atualizada em 08/10/2021 às 20h15
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Sergio Chesini (E) e prefeito Alex Carniel correm o risco de serem cassados pelo TRE
Sergio Chesini (E) e prefeito Alex Carniel correm o risco de serem cassados pelo TRE

O município de Garibaldi está prestes a viver momentos de tensão na política municipal. Isso porque a cidade poderá ter novas eleições, caso a chapa do prefeito eleito Alex Carniel e seu vice, Sergio Chesini, venha a ser cassada em julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  O processo já está na fila para ser julgado pelos desembargadores do tribunal.

As chances de uma possível cassação da chapa do prefeito Alex Carniel aumentaram após o parecer emitido pelo procurador regional eleitoral Fábio Nesi Venzon. Ele se manifestou nos dois recursos que correm no TRE feitos pela Coligação Garibaldi no Caminho Certo, dos candidatos Antonio Fachinelli e Eldo Milani, que pedem a impugnação da candidatura de Alex Carniel e Sergio Chesini. 

Em suas conclusões, nos dois processos, o procurador manifestou-se pela cassação do diploma de Carniel e Chesini, pela prática de abuso de poder político, por meio de fraude à eleição, e econômico, bem como da arrecadação e de gastos ilícitos de recursos. Além disso, Venzon entende que Alex Carniel deve ser condenado e ter a perda de seus direitos políticos por 8 anos. Por último, o procurador pede que seja realizada uma nova eleição ´para definir quem será o prefeito de Garibaldi.

O que pesa contra a chapa de Alex Carniel é a utilização de um equipamento eletrônico de escuta e rastreamento, que teria sido usado por eles nas vésperas do período eleitoral.  Para o procurador, houve violação à normalidade do pleito em virtude da colocação de equipamento de rastreamento e captação de áudio por parte dos investigados (Alex Carniel e Sergio Chesini) em veículos dos candidatos adversários. Fabio Venzon entende que as condutas asseguraram aos candidatos, agora eleitos, a obtenção de informações privilegiadas, em detrimento da igualdade de oportunidades entre os concorrentes.

No entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), a utilização dos equipamentos e a contratação de pessoal para monitorar os adversários, não declarados na prestação de contas, também caracterizaram arrecadação e gastos ilícitos de recursos, conforme o artigo 30-A da Lei das Eleições.

A manifestação do procurador foi assinada e protocolada no dia 29 de agosto deste ano. Agora caberá aos desembargador relator do processo e os demais desembargadores do TRE decidirem se terão o mesmo entendimento da PRE sobre o caso durante o julgamento. 

Clique aqui e leia a íntegra da manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral no processo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Garibaldi - RS
Garibaldi - RS
Sobre o município A cidade de Garibaldi conta com mais de 35 mil habitantes atualmente. O município é conhecido como a capital nacional do champanha (espumante). Com 120 anos de história, Garibaldi guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na região denominada Encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 00h02 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 13°C
Qua 30°C 12°C
Qui 29°C 14°C
Sex 24°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio