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Local de muitos acidentes, trevo de acesso ao Barracão na RSC 453 pode ganhar viadutos

Concessão para praças de pedágio prevê a construção de dois viadutos de 120 metros no local para evitar mais mortes no trânsito

23/09/2021 às 15h26
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
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Local de muitos acidentes, trevo de acesso ao Barracão na RSC 453 pode ganhar viadutos

Uma ótima notícia surge com a concessão das praças de pedágio pelo governo do estado. O trevo de acesso ao Barracão, na RSC 453, pode receber dois viadutos ao longo dos anos de concessão. A obra foi incluída na ampliação do número de obras previstas no plano de concessões para o bloco 3, que integra as principais rodovias da Serra. Os municípios da região devem analisar as propostas e dar uma resposta ao estado se aceitam as mudanças.

A proposta deve por fim a um problema crônico no trecho da rodovia, que registra um grande número de acidentes, muitos deles com morte. O acesso à localidade do Barracão, no entroncamento da ERS 444 com a RSC 453 vai ganhar dois viadutos de 120 metros de extensão não previstos inicialmente. As estruturas vão ficar no entroncamento com a RSC 453. Na proposta apresentada em junho, não havia nenhuma estrutura prevista para o cruzamento, o que obrigaria os motoristas em deslocamento de Bento para Farroupilha a fazer um retorno em uma rótula a ser construída próximo ao Farina Park Hotel.

As mudanças ocorreram após a equipe técnica analisar mais de duas mil manifestações coletadas em audiências públicas, reuniões e consulta via internet. Ainda na RSC 453, está prevista uma importante obra no trecho conhecido como trevo da Avenida Santa Rita, em Farroupilha. O entroncamento é um dos principais acessos à cidade e registra alto fluxo de veículos. O projeto original mencionava um viaduto junto à rótula de acesso a Caravaggio, mas ignorava o acesso. Agora, a proposta do Estado é aproveitar um projeto da prefeitura de Farroupilha que prevê a construção de um túnel por baixo da rodovia, ligando as avenidas Santa Rita e Vêneto. O entorno do entroncamento também deve ganhar uma passarela. As duas intervenções permitirão a remoção dos semáforos que existem no ponto.

Ao todo, todas as novas intervenções previstas somam R$ 304 milhões. O valor se soma aos R$ 2,88 bilhões previstos para serem aplicados nos 271,5 quilômetros do bloco 3 ao longo dos 30 anos de concessão. Esse volume de investimento adicional deve impactar a tarifa em cerca de 8%, segundo o secretário Estadual de Parcerias, Leonardo Busatto. "Temos que ter cuidado com o valor da tarifa. Elas estão ficando salgadas. Se houver o entendimento de que obras precisam ser antecipadas, pode ser que interfira no valor. Não existe um teto, mas quando chega muito próximo de R$ 10, fica caro e pesa no bolso. Ao redor de R$ 7 ou R$ 8 seria o limite, já que o valor tende a ficar mais baixo no leilão", afirmou Busatto.

Corede Serra se reúne nesta sexta-feira, 24

Agora, cabe à região avaliar se aceita todas as novas obras propostas e o incremento no valor da tarifa para tirá-las do papel, por isso, nenhuma intervenção é definitiva. Uma reunião do grupo de trabalho coordenado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) está prevista para esta sexta-feira (24) para debater o assunto. O Estado também pretende ouvir os municípios.

Após as últimas discussões, o modelo será analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs). Uma vez aprovada pelos órgãos de controle, a concessão ainda precisa passar pelo crivo do Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas. Somente depois dessas etapas é que o edital deve ser lançado, o que não tem mais data para ocorrer.

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