Funcionários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) realizou na semana passada o nivelamento do quilômetro 12 da ERS-431. O trecho, que apresentava rachaduras, recebeu uma camada de asfalto, mas será uma intervenção mais complexa para que o problema seja solucionado em definitivo. As informações são da Rádio Gaúcha Serra.
A Superintendência Regional do DAER em Bento Gonçalves vai encaminhar nesta semana à sede do órgão, em Porto Alegre, um pedido de emergencialidade para um trecho de 140 metros no km 12 da ERS-431. O ponto, que fica na localidade de Linha Alcântara, apresentou rachaduras no início do mês. Durante a avaliação dos danos, a rodovia chegou a ficar em meia pista por alguns dias. Estudos técnicos, no entanto, apontaram que não havia grande risco de desmoronamento. Desta forma, a pista foi nivelada e as rachaduras fechadas para a liberação total do tráfego.
Conforme o superintendente regional do DAER, Ernesto Eichler, a emergencialidade vai ser decretada para a solução definitiva do problema. Para isso, é necessário retirar o material que se deslocou e preencher o terreno com pedras. Porém, a obra não tem previsão de quando irá ocorrer, pois depende da aprovação e da liberação de recursos do departamento em Porto Alegre.