Segunda, 20 de Setembro de 2021
18°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Saúde Saúde

Site da Anvisa sofre ataque de hackers

Ação atingiu a aba de declaração de saúde do viajante, onde foi colocada uma bandeira da Argentina.

08/09/2021 às 20h10 Atualizada em 09/09/2021 às 15h51
Por: Redação Fonte: EBC
Compartilhe:
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi atacado por hackers na tarde desta quarta-feira (8). A ação atingiu a declaração de saúde do viajante, mas, segundo a Anvisa, o serviço já foi restabelecido.

Ainda conforme a Anvisa, o ataque foi de alteração da página (defacement). A equipe da Anvisa afirma que não houve alteração dos dados, nem prejuízo aos sistemas de informática da agência. O formulário de saúde do viajante ficou fora do ar por quase duas horas, no meio da tarde.

O ataque foi relacionado ao jogo paralisado entre a Seleção Brasileira e a Seleção Argentina no domingo, 5 de setembro, quando quatro atletas argentinos foram impedidos de participar da partida por fraude neste formulário. "Não ficamos de "quarentena para passear pelos seus servidores. Vamos ser expulsos também?", escreveram os hackers abaixo da bandeira da Argentina.

A Declaração é um documento obrigatório para qualquer pessoa que queira entrar no Brasil durante a pandemia. E este formulário foi preenchido de maneira falsa por membros da seleção argentina, onde afirmaram que quatro atletas não tinham passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias, resultando na paralisação do confronto contra o Brasil no domingo. "Diante dessa ação criminosa a Anvisa está acionando de imediato a Polícia Federal e adotando medidas técnicas para buscar a recomposição do sistema", declarou a agência em nota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários