Quarta, 22 de Setembro de 2021
54 98128.5277
Bairros Alteração

Após permitir uso comercial de áreas públicas, prefeitura de Bento quer ampliar prazo de concessões

Câmara mudou o período para cinco anos, mas a administração municipal quer retomar o tempo previsto no projeto original de 2020, que era de dez anos de uso de espaços como calçadas, rotatórias, parquinhos e praças

06/09/2021 10h04 Atualizada há 2 semanas
327
Por: Redação
(Divulgação)
(Divulgação)

Depois de conseguir aprovar, ainda em 2020, um projeto que prevê a concessão de uma série de espaços públicos para exploração comercial, a prefeitura de Bento Gonçalves quer agora aumentar o prazo de uso destes locais por parte da iniciativa privada. Na verdade, o que a administração municipal busca é retomar o tempo previsto no texto original, que era de dez anos, com a possibilidade de uma prorrogação pelo mesmo período. Essa alteração será discutida na próxima Sessão Ordinária da Câmara, que será realizada nesta quarta-feira, dia 8, em função do feriadão do Dia da Independência. 

Ocorre que, ao autorizar a medida, no ano passado, o Legislativo também inseriu uma emenda na proposição que reduziu esse tempo pela metade. A justificativa para a insistência do Poder Público bento-gonçalvense é que o prazo da concessão, que se dará por meio de licitação na modalidade de concorrência, "deve ser razoável, de forma a propiciar ao concessionário o retorno de seus investimentos". "A concessão de uso de bem público, onerosa ou mediante contrapartida, apresenta natureza contratual, estando associada a projetos que requerem investimentos de maior vulto por parte dos particulares concessionários. Quer dizer, o particular, a quem concedido o direito de explorar comercialmente o espaço público concedido, investe seu tempo e seus recursos para reformá-lo, modernizá-lo, urbanizá-lo", diz a argumentação do Projeto de Lei 78/2021.

Na mesma Sessão, também será apreciado o Projeto de Lei 76/2021. A matéria "dispõe sobre a permissão da presença da doula durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitado pela parturiente, nas maternidades e hospitais e demais equipamentos da rede municipal de saúde pública ou privada".

Por fim, será debatido um Requerimento que pede um novo trajeto para ônibus urbanos da empresa Bento no bairro Aparecida. A sugestão busca melhorar a cobertura do serviço sobretudo para as famílias residentes nos condomínios Residencial Don Inácio, Residencial Don Inácio II e Reserva do Vale, localizados na rua Giácomo Baccin.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 00h00 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 20°

12° Sensação
11.7 km/h Vento
90% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva