15°C 28°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Conheça quatro serviços de streaming gratuitos com filmes e séries

Para quem não pode pagar mensalmente pelas plataformas que disponibilizam conteúdos, existem alternativas que podem ajudar na hora de fazer uma maratona

02/09/2021 às 14h07
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Canaltech
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Que os serviços de streaming estão enterrando a TV a cabo a passos largos, isso já é sabido. Afinal, o seu formato on demand — onde o usuário assiste o que, quando e onde quiser — é muito mais prático. E também é muito mais vantajoso do ponto de vista financeiro, já que cada plataforma é, normalmente, bem mais barata do que os pacotes oferecidos por operadoras.

Mas em tempos de crise, cada centavo conta. E assinar os principais serviços de streaming, ainda que mais baratos que a TV a cabo, também não é algo que caiba em todos os bolsos. Por exemplo, se você quer ter as principais plataformas à mão (Netflix, Globoplay, HBO Max, Disney+ e Amazon Prime), em suas versões padrão, gastará algo em torno de R$ 148,50 — um valor salgado para muita gente.

E mesmo que você opte por gastar em alguns poucos serviços de streaming, é preciso desembolsar. É possível, por exemplo, ter um pacote legal de plataformas do gênero por menos de R$ 40, mas, ainda assim, essa é uma quantia que muitos não podem se dar ao luxo de possuir.

Logo, fica a pergunta: é possível ter bons serviços de streaming sem gastar nada (e sem apelar para a pirataria, claro)? A resposta é: SIM! São plataformas que se encaixam na categoria "Advertising-Based Video on Demand" ("Videos sob Demanda Baseados em Publicidade", na tradução livre), ou, simplesmente, AVOD.

Neste modelo, o funcionamento (e a geração de receitas) das plataformas é semelhante ao das TVs tradicionais: ou seja, o serviço é totalmente gratuito aos assinantes, mas eles precisam, obrigatoriamente, assistir anúncios em intervalos comerciais. Essas peças publicitárias, normalmente, entram antes e durante as atrações e duram entre 30 segundos e dois minutos. Um pequeno preço a se pagar para ter (bom) conteúdo gratuito, convenhamos.

Selecionamos quatro plataformas de streaming — todas no modelo AVOD — com bom acervo de filmes e séries e que não cobram nada para que você usufrua de todo o seu conteúdo. Claro, há certas limitações quando comparados aos serviços pagos e muito do que é oferecido não tem aquele refinamento das superproduções (os chamados "Feitos para TV"). Mas, com alguma paciência, é possível achar muita coisa legal e se divertir por longas horas.

E, além disso, como diz o velho ditado: "De graça, até ônibus errado". Conheça melhor as plataformas e o que cada uma oferece:

PLUTO TV

Mais conhecida plataforma do modelo AVOD, a Pluto TV, pertencente a ViacomCBS, chegou ao Brasil em dezembro do ano passado e oferece 30 canais lineares (ao vivo), com curadoria e conteúdo (filmes, séries e desenhos) de produtores como Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Network, Telefe, Vidcon, entre outras.

Pontos positivos
A variedade de conteúdos. Por pertencer a um conglomerado gigantesco como a ViacomCBS, a Pluto TV tem atrações para todos os gostos. A plataforma é dividida entre 24 canais ao vivo (Filmes de Ação, Cine Comédia, Cine Drama, Cine Romance, Filmes Suspense, Retrô, MTV Pluto, Natureza, South Park, Porta dos Fundos, Tastemade Brasil, FashionBox, canais Nickelodeon, Turma da Mônica, entre outros) e também conteúdos sob demanda, nas mais diversas categorias (filmes, documentários, Nickelodeon, MTV, séries, Estilo de Vida, etc).

A oferta de séries da Pluto TV não é das melhores, mas o serviço tem uma gama razoável de filmes. Logo, com alguma paciência, é possível achar bons longas, como O Super Lobista, Guerra ao Terror, Um Divã para Dois, A Perseguição, entre outros. Por pertencer a CBSViacom, a plataforma também é uma boa pedida para as crianças, já que ela traz diversos canais da Nickelodeon e também da Turma da Mônica.

No mais, a navegação pelo acervo da Pluto TV é bastante intuitiva e bem semelhante aos serviços concorrentes. Tanto no modo "TV ao vivo", quanto no "On Demand", o usuário verá um menu localizado na parte esquerda da tela com as categorias das atrações e pode navegar por ali ou usar o scroll para descer e subir canal por canal ou atração. Bem simples.

Além disso, a Pluto TV pode ser baixada em smart TVs da Samsung com Tizen e de outras marcas que tragam o sistema operacional Android TV, bem como smartphones iOS (iPhone) e Android e também pelo PC, via navegador.

Pontos negativos
Para quem não tem paciência, a publicidade, claro. O serviço é totalmente gratuito aos assinantes, mas ele ganha dinheiro a partir de anúncios em intervalos comerciais de dois minutos a cada 10 ou 12 minutos de uma atração transmitida. Com isso, para cada 50 minutos de conteúdo, serão dez de publicidade. E precisam ser assistidos por completo, sem a chance de pular.

Outro problema sério do Pluto TV é que todos os conteúdos são dublados, sem a opção de mudança para o idioma original e a inserção de legendas. Isso prejudica a experiência, principalmente, nos filmes e séries. Mais uma coisa que incomoda: quando você dá play em algum conteúdo e depois pausa o mesmo, ele fica ativado em modo Picture-in-Picture (PiP) e não há jeito de tirar aquilo da sua tela.

NETMOVIES

O NetMovies talvez seja a melhor opção para quem quer achar bons filmes. Desde outubro do ano passado, a plataforma oferece conteúdo gratuito e a grande maioria com boa qualidade de áudio e vídeo. Em muitos deles, o usuário pode, inclusive, escolher entre a versão dublada ou no idioma original, com áudio e vídeo.

Pontos positivos
O serviço afirma oferecer 2,5 mil filmes e séries de gêneros variados. E dá para achar muita coisa legal nele. Bons exemplos são Superman - O Filme (o de 1978 e uma das melhores adaptações de quadrinhos já feitas), Código de Conduta, Bullitt, Robocop (o original, de 1987), O Solteirão, O Jogador, Assassino à Preço Fixo, Um Homem Comum, entre outros.

Outro destaque bem legal do NetMovies é o seu acervo de filmes mais antigos. Ao clicar nessa categoria, você encontra verdadeiros clássicos, como Spartacus, Nosferatu, Três Homens em Conflito, Amarcord, Satyricon, Tempos Modernos, Noites de Cabíria, O Encouraçado Potemkin, Hiroshima, Meu Amor, O Garoto, A Felicidade Não se Compra e muito mais. Esse espaço é imperdível no serviço se você gosta realmente de cinema.

Outros pontos positivos no NetMovies: a navegação por qualquer versão do serviço é fácil e intuitiva; ele pode ser acessado das mais diversas maneiras. Além da versão para navegadores, há ainda como smartphones iOS e Android, smart TVs LG, Samsung (Samsung TV Plus), Sony e Android TV, além de Apple TV, Amazon Fire, ChromeCast e AirPlay. E você pode também assistir boa parte do acervo por meio do canal do YouTube da plataforma. Claro que o manuseio de recursos é um pouco mais limitado, mas dá para gastar boas horas nele.

Pontos negativos
Ainda que o NetMovies possa ser reproduzido em uma série de dispositivos, eles funcionam de forma irregular. Em TVs Samsung, por exemplo, nós conseguimos baixar o aplicativo e assistir aos filmes, mas as opções de legenda e mudança de idiomas não apareceram. Em smartphones Android, esse recurso funcionou normalmente, mas a funcionalidade de espelhamento via Chromecast não apareceu na tela. Mas, se você quiser assistir na versão para PCs, ele funciona que é uma beleza, com todos os recursos rodando.

Em resumo, no final das contas, a plataforma vale muito a pena e talvez seja a melhor entre todas as opções gratuitas desta matéria.

PLEX TV

A exemplo da Pluto TV, a Plex TV traz uma modalidade de filmes e séries on demand (Movies & Shows), bem como 80 canais ao vivo. Mas o serviço também traz alguns extras, como podcasts, web shows (semelhantes a vídeos no YouTube) e streamings de música fornecidos pelo Tidal (mas que exigem assinatura da plataforma).

Pontos positivos
O serviço traz um acervo com bons filmes que não são necessariamente blockbusters, mas vale conferir. Entre eles estão Regras da Atração, A Hora do Rango, Dou-lhes Um Ano, Tucker - Um Homem e seu Sonho, Drugstore Cowboy e Hamburger Hill. Ah sim, a plataforma traz ainda um bom acervo de filmes de faroeste (Rio Vermelho, Rio Lobo, Bonanza, A Morte anda a Cavalo, Dívida de Sangue, etc) e também clássicos, como Medo e Desejo, Sangue Sobre o Sol, Charada, entre outros.

Além disso, o Plex TV pode ser uma ferramenta para quem quer aprimorar o inglês. Isso porque todos os seus conteúdos estão nessa língua e você pode ainda ativar legendas nesse idioma. E a plataforma também funciona muito bem tanto na versão para PCs, quanto no mobile (Android e iOS) e também no aplicativo para smart TVs. Inclusive, uma curiosidade: é possível espelhar o conteúdo via Chromecast diretamente do PC para a TV, o que é bem útil se você estiver usando seu celular para outra coisa.

Pontos negativos
Mesmo em comparação com outros serviços gratuitos, o acervo do Plex TV é pequeno. É possível achar uma coisa ou outra mais legal entre os filmes, mas não espere centenas e centenas de títulos. Além disso, os canais de TV ao vivo são todos estrangeiros e poucos são conhecidos do público brasileiro, com exceção do Yahoo! Finance, IGN e o USA Today. No mais, as opções não dizem muita coisa.

Outro problema da plataforma é que ela não será de muita serventia se você não falar inglês. Todo o conteúdo do serviço está nesse idioma, logo, o usuário precisa estar relativamente afiado nessa língua para aproveitar o Plex TV.

VIX FILMES E TV

Lançado em agosto do ano passado, o Vix Filmes e TV conta com canais contendo filmes, séries, novelas latinas, conteúdo para crianças, programas de culinária, entre outros.

Pontos positivos
O Vix traz um portfólio bacana de filmes nacionais, com títulos como Boleiros - Era Uma Vez o Futebol, Dona Flor e seus Dois Maridos, O Quatrilho, Ó Pai, Ó, Colegas, O Casamento de Romeu e Julieta e Vai Trabalhar Vagabundo, entre outros. Entre os longas estrangeiros não dá para caçar muita coisa, mas um ou outro se salva, como Um Santo Vizinho e O Franco Atirador. Os programas de culinária da Yum e da Urban Food, bem como Hacks, com dicas para o dia a dia, também são bacanas.

A interface também é fácil de manusear e, ainda que não haja recursos mais avançados, cada seção traz um botão próprio, o que facilita a busca. Outra coisa legal é que você não precisa criar qualquer tipo de conta para usar o Vix ou dar qualquer dado, como número de cartão de crédito. Basta acessá-la, clicar no que quer assistir e pronto. O Vix também conta com versões para Android, iOS e também pode ser acessado na TV via Amazon Fire, Apple TV, Roku e Chromecast.

Pontos negativos
O acervo de filmes do Vix não é dos maiores e não espere grandes blockbusters. Mesmo entre os filmes nacionais, apesar de bons exemplares, o portfólio também é limitado. Logo, considere a plataforma como um serviço complementar.

A grande maioria dos conteúdos da plataforma é dublado e sem a opção de colocar o idioma original, muito menos legendas. Apenas os filmes pertencentes ao canal "Cultura Inglesa" contam com essa opção. Mas, ainda assim, esse recurso precisa ser melhorado. Isso porque, apesar de oferecer itens de customização da legenda, sempre que você escolha essa funcionalidade, na versão para PCs, uma barra gigantesca na parte inferior da tela aparece e atrapalha a visualização do filme. Na versão mobile do serviço isso não acontece. Menos mal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
18°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 28°

18° Sensação
2.68km/h Vento
91% Umidade
54% (0.45mm) Chance de chuva
06h34 Nascer do sol
06h27 Pôr do sol
Sex 29° 15°
Sáb 28° 14°
Dom 28° 15°
Seg 22° 15°
Ter 27° 16°
Atualizado às 07h02
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 4,99 +0,10%
Euro
R$ 5,40 -0,03%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,27%
Bitcoin
R$ 373,499,38 +2,05%
Ibovespa
127,690,62 pts 0.65%
Publicidade