Uma reviravolta no complicado pleito eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) vai permitir que a atual presidente da entidade, Inês Fagherazzi Bianchetti, possa concorrer a reeleição. Sua chapa será homologada pela comissão eleitoral nesta quarta-feira, 21, juntamente com a do candidato de oposição Cedenir Postal. A eleição acontece na segunda-feira, 26, das 9h às 15h.
De acordo com a tesoureira geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elisete Kronbauer Hintz, a candidatura de Inês Fagherazzi foi homologada porque a atual presidente apresentou um contrato de parceria agrícola registrado no mês de abril, que comprova que ela desenvolve atividade agrícola em Bento Gonçalves. Com isso, ela poderá concorrer normalmente à reeleição no comando da entidade. Além disso, a chapa 2, de Cedenir Postal, terá que apresentar documentos de alguns integrantes da composição para concorrer. Elisete revela que as duas chapas precisam entregar a nominata definitiva até às 11h30min desta quarta-feira, 21, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A partir da entrega das nominatas, não haverá prazo para pedidos de impugnação das candidaturas. "Precisamos resolver isso de uma forma racional, para evitar prejuízos aos trabalhadores rurais associados", destaca a tesoureira da Fetag.
Eleições ocorrem no dia 26
Com a definição do prazo para apresentação das duas chapas, ficou definido também que a eleição do novo presidente do STR acontecerá na segunda-feira, 26, das 9h às 15h. A comissão eleitoral decidiu que os associados das extensões de base de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza, mesmo que a extensão não seja reconhecida pelo Ministério do Trabalho, poderão votar no pleito eleitoral. Será colocada uma urna em cada município para receber os votos dos produtores destas cidades. Também serão colocadas urnas nos distritos de Vale dos Vinhedos, São Pedro, Tuiuty e Faria Lemos, além da urna que ficará na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Tem direito a voto os associados que estiverem com sua mensalidade em dia com a entidade.