Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Bairros Nas ruas

Prefeitura de Bento promove ação contra a distribuição de esmolas

Iniciativa será realizada em semáforos da Centro da cidade para, segundo a administração, "esclarecer sobre os malefícios do ato"

25/08/2021 às 09h29 Atualizada em 25/08/2021 às 09h33
Por: Redação
Compartilhe:
(Divulgação)
(Divulgação)

No próximo sábado, dia 28, das 9h às 11h, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) de Bento Gonçalves realiza uma ação da campanha intitulada "Sinal Vermelho para a Esmola", nos semáforos das ruas Júlio de Castilhos, Marechal Floriano e 13 de Maio, no Centro da cidade. Segundo a prefeitura, a iniciativa, que ocorre desde 2019, "objetiva esclarecer sobre os malefícios do ato de dar esmolas". 

A equipe secretaria estará orientando e entregando material informativo. Ainda de acordo com o Poder Público bento-gonçalvense, a campanha busca possibilitar uma "oportunidade de recomeço". "Sabemos que esse ato de dar esmolas toca o lado emocional do público. Todavia, neste caso precisamos ser racionais, pois o dinheiro dado é utilizado para produtos desnecessários ou para entorpecentes. Isso é evidenciado pela estatística: em 90% dos casos, utilizam para fins que não são para as necessidades básicas. A prefeitura, através da Sedes, possui dispositivos de auxílio, de orientação, para amenizar essa realidade, possibilitando uma oportunidade de recomeçar, por meio dos encaminhamentos para as políticas de assistência social, que objetivam promover a cidadania”, afirma o secretário Eduardo Virissimo.

Entre as alternativa mencionadas para promover o acesso de pessoas que vivem em situação de rua aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas, Bento conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atua por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Sear). Nesse serviço, os profissionais buscam criar um vínculo de confiança, através da escuta qualificada realizada por equipe técnica, objetivando a reflexão, orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, para a construção do processo de saída das ruas.

>>> E você, leitor, o que acha desta iniciativa da prefeitura? Vote na nossa enquete:
https://www.nbnoticias.com.br/enquete/25/vote-na-enquete-voce-concorda-com-a-acao-da-prefeitura-de-bento-goncalves-contra-a-distribuicao-de-esmolas

Campanha de prevenção de acidentes com ciclistas
Em diálogo com a campanha de conscientização "Sinal Vermelho para a Esmola", também ocorre no mesmo dia e nos mesmos locais uma ação de prevenção de acidentes com ciclistas. Segundo dados dos Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), ambos do Ministério da Saúde, das 13.718 mortes de ciclistas registradas nos últimos dez anos, 60% aconteceram por causa de atropelamentos.

A pesquisa também aponta que cresce em 45% os números de ciclistas atropelados no Brasil. Em média, 855 ciclistas morrem todos os anos por envolvimento em acidente em trânsito. Cerca 60% das mortes foram registradas nas regiões Sul e Sudeste. "O município e a região têm muitos adeptos deste esporte e, não raro, ocorrem acidentes com lesões graves. É preciso reforçar sempre os cuidados, respeitando a distância miníma de 1,5 m entre a bicicleta e o veículo e os limites de velocidade”, completa Virissimo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 17h00 - Fonte: ClimaTempo
11°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 20°C 7°C
Ter 21°C 8°C
Qua 22°C 11°C
Qui 21°C 13°C
Sex 20°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete