A Prefeitura de Bento Gonçalves vai contratar empresa para o fornecimento do trabalho de médicos na rede pública de saúde. O edital está aberto até 3 de julho, quando acontece o pregão presencial. O município pretende lançar processos licitatórios separados para os serviços terceirizados na área da saúde. Atualmente, apenas a Fundação Araucária é responsável pela maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Outra parte é formada por servidores municipais. As informações são da Rádio Gaúcha Serra.
De acordo com o secretário de Saúde de Bento, Diogo Siqueira, o contrato com a Fundação vence em quatro meses e meio. O edital para a contratação dos médicos prevê que a folha salarial fique em até R$ 3 milhões, o dobro do gasto atual que é de cerca de R$ 1,5 milhão.
O secretário explica também que os médicos serão pagos por hora trabalhada e prevê valores diferentes. Por exemplo, um médico recém-formado terá salário menor que profissionais com mais experiência. Serão contratados médicos nas categorias M1, M2 e M3.
Terceirização do Samu terá edital na semana que vem
Na semana que vem, segundo Siqueira, será lançado o edital para a terceirização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além dos profissionais, a empresa vencedora será responsável pela manutenção dos equipamentos e dos veículos utilizados no serviço.