A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seupresidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), assinou o ofício quedisponibiliza ao Poder Executivo Municipal o valor de R$ 800 mil. A verba é provenientedas dotações orçamentárias da Casa Legislativa. Além disso, a Mesa Diretoradecidiu antecipar o pagamento de 40% do 13º salário dos servidores doLegislativo neste mês de junho.
Emmarço deste ano, a Câmara anunciou um pacote de medidas para a redução dedespesas. As ações aplicadas, juntamente com a colaboração de todos osvereadores e servidores, contribuíram para o repasse desse valor. Isso foipossível mesmo com a redução de R$ 1 milhão no orçamento de 2017, em relação aoexercício de 2016.
As medidas anunciadas pela MesaDiretora da Câmara foram as seguintes:
-Revogação do pagamento de todas as funções gratificadas a servidores efetivosdo Poder Legislativo;
-Suspensão da concessão de diárias e de passagens aéreas para vereadores eservidores por tempo indeterminado;
-Limitação da concessão de homenagens a uma por vereador e a uma para a MesaDiretora durante o biênio 2017/2018;
-Encerramento da locação da sala comercial onde funcionava o anexoadministrativo da Câmara;
-Racionalização do uso de veículos da Câmara, impedindo, por exemplo, que doiscarros realizem o mesmo trajeto em um curto período de tempo, o que permitiráum gasto menor com combustível;
-Implantação de turno único de funcionamento durante o período de recesso parlamentar;
-Suspensão do pagamento de abono de férias para servidores da Casa durante doisanos;
-Diminuição das cotas de material de almoxarifado a que cada gabinete temdireito, com decisões como a redução da quantidade de folhas de ofíciodisponíveis a cada vereador de 1.500 para somente 1.000.