A direção do Hospital Tacchini emitiu na tarde desta segunda-feira, 5 de junho, uma nota oficial sobre o caso do jovem de 20 anos que ficou 15 horas por um atendimento após chegar à casa de saúde com uma fratura e suspeita de rompimento dos ligamentos do joelho. Confira a íntegra do comunicado.
O que diz a nota
O Hospital Tacchini vem a público esclarecer sobre os fatos ocorridos neste final de semana, envolvendo um jovem de 20 anos e que teria ficado 15 horas sem atendimento na Instituição. De acordo com registros, o rapaz foi levado por familiares primeiramente à UPA 24 Horas e de lá, transferido ao Hospital Tacchini, onde chegou às 0h45min da madrugada de sábado. Nove minutos após, às 0h54min ele foi atendido por um médico e, dois minutos depois, medicado.
Na etapa seguinte, ele seria avaliado por um médico especialista e, como não tratava-se de urgência, esta avaliação pode ocorrer dentro de até 24 horas, conforme estabelece os protocolos médicos. Por iniciativa própria, o paciente evadiu do Hospital Tacchini, deslocando para Carlos Barbosa, sendo então atendido no Hospital São Roque por um médico especialista. O rapaz recebeu alta e seguirá realizando atendimento ambulatorial.
Quanto a informações sobre pagamentos ao Hospital, cabe salientar que o atendimento deu-se pelo SUS e, diante disso, a Instituição não efetua nenhum tipo de cobrança no atendimento, justamente por ser um Hospital filantrópico e que surgiu e cresceu com o apoio da sua comunidade. Hoje, é referência para mais de 22 municípios na região Nordeste do Estado e vem trabalhando dentro de uma filosofia que visa alinhar o atendimento aos mais modernos conceitos já aplicados em grandes centros. Agora, com o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, a Instituição está buscando a geração de conhecimentos que visem antecipar o tratamento de doenças.
Hilton Roese Mancio
Superintendente Executivo do Hospital Tacchini