Quarta, 27 de Outubro de 2021
12°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Viver Bem Diabético

Pé diabético: quais cuidados são necessários?

Utilizar calçados fechados e confortáveis, nunca apertados ou que possam machucar.

08/08/2021 às 21h26
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O pé diabético é o nome dado a um conjunto de alterações que podem ocorrer no pé dos indivíduos com diabetes não controlado. Pode haver perda de sensibilidade ou da movimentação dos pés, assim como surgimento de lesões e feridas com grande dificuldade de cicatrização.

Conheça a seguir alguns cuidados necessários que contribuem para prevenir o pé diabético, uma das complicações da diabetes:

Inspeção diária

É importante realizar a inspeção diária dos pés, seja por você mesmo ou com a ajuda de um familiar ou cuidador bem orientado, incluindo as áreas entre os dedos,  em busca de possíveis machucados ou de perda da sensibilidade.

Higiene

Lembre-se de sempre realizar uma boa higiene dos pés, evitando o uso de calçados fechados apertados, mas também dando preferência para não ficar descalço. Lavar entre os dedos dos pés é sempre muito importante,  além de tomar cuidado sempre com a temperatura da água, para evitar risco de queimaduras.

Corte das unhas

Corte as unhas sempre em linha reta. Se tiver dificuldade para fazer dessa forma ou se tiver as unhas muito encravadas, procure um especialista que possa te ajudar, como um podólogo.

Calos

Nunca utilize agentes químicos ou emplastros para remover calos. Procure sua equipe de saúde para uma correta avaliação e tratamento.

Calçados

Inspecione sempre os calçados utilizados para ver se não apresentam protuberâncias na parte interna ou na sola que possam causar alguma ferida. Procure utilizar calçados fechados e confortáveis, nunca apertados ou que possam machucar.

Prevenção

Cabe sempre ressaltar que o correto tratamento para a diabetes e a manutenção de quantidades adequadas de açúcar no sangue já constituem excelentes medidas para a prevenção do aparecimento do pé diabético. Em caso de dúvidas sobre a prevenção e o tratamento desta condição, não hesite em procurar sua equipe de saúde. Ela estará pronta para te ajudar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 06h22 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio