Segunda, 20 de Setembro de 2021
17°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Geral Não é aqui

Vídeo com imagens de tochas aquecendo parreirais não é no Vale dos Vinhedos

Governo do Estado emitiu comunicado oficial depois que imagens feitas na França viralizaram como se fossem em Bento Gonçalves.

28/07/2021 às 19h32
Por: Redação Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do sul
Compartilhe:
Vídeo com imagens de tochas aquecendo parreirais não é no Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves ficou ainda mais famoso no Brasil nesta quarta-feira, 28. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostrava diversos tambores pegando fogo, alinhados em um parreiral, para protegê-lo de uma suposta geada. A legenda diz que a ação estaria ocorrendo na Capital do Vinho, no entanto, a imagem era de um vídeo feito na França, registrada em Vougeot, onde está o lendário Clos de Vougeot, o maior vinhedo da Côte de Nuits. No atual período da cultura no Rio Grande do Suçl, não há necessidade de proteção contra geadas.

A divulgação fez com que o Governo do Estado emitisse um comunicado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura. "O método de combate à geada que aparece no vídeo pode ser utilizado sim. O fogo e a fumaça. Existe isso. A questão é que não poderia estar sendo usada neste momento no Rio Grande do Sul porque não temos videiras em brotação, com folhas, que é quando elas precisam ser protegidas das geadas", explica a pesquisadora Amanda Junges, do Centro de Pesquisa Carlos Gayer, em Veranópolis, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). 

A pesquisadora destaca que, na fase atual da cultura, as videiras precisam de frio. "Agora a planta está em fase de dormência, só com os galhos. O frio é necessário e geadas não causam danos porque não há folhas ainda", complementa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários