Terça, 10 de Fevereiro de 2026
Publicidade

Bento tem a "xepa" das vacinas? Saiba como é a administração de doses na cidade

Alternativa tem sido adotada por muitas prefeituras para evitar o desperdício de imunizantes contra a Covid-19 que restam nos frascos abertos

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio
20/07/2021 às 16h31 Atualizada em 20/07/2021 às 16h40
Bento tem a
(Marcelo Camargo/Agência Brasil Saúde)

Em muitas cidades do país, tem se tornado comum ao longo das últimas semanas, a existência da chamada "xepa" das vacinas contra a Covid-19. O procedimento tem sido adotado por prefeituras para evitar a perda de doses nos frascos abertos durante o dia da aplicação, já que elas normalmente não podem ser utilizadas em datas posteriores.

A xepa – termo que remete ao final da feira livre, quando alguns itens são comercializados por preços mais acessíveis – ganhou certa autonomia, permitindo que os municípios decidam se querem ou não adotar esta prática, bem como de que maneira e para quem farão a distribuição das unidades remanescentes. Há locais, por exemplo, que cadastram os interessados, que depois são chamados para receber a imunização. Em outros, são atendidas pessoas que ficam de prontidão nos postos após o horário tradicional de atendimento.

Na região, Farroupilha recentemente abriu inscrições para moradores interessados nas doses que possam sobrar. Mesmo assim, a administração alertou para o fato de que, provavelmente, a vacinação alcançaria estes residentes por idade antes de que fossem convocados.

Bento Gonçalves, por sua vez, optou por não abrir a xepa. De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital do Vinho, todo o processo é organizado de modo a não restarem doses em frascos abertos, para evitar qualquer desperdício. De uma forma geral, a abertura das embalagens ocorre somente com a presença dos grupos correspondentes ao volume de cada frasco. A AstraZeneca e a Janssen têm cinco doses por frasco; a Pfizer, seis; e a Coronavac, dez. "Em último caso, se sobrar alguma dose, será feita busca ativa de pessoas dos grupos prioritários através do sistema de gestão municipal", diz o comunicado da prefeitura no Painel de Monitoramento da Vacinação lançado há poucos dias.

A Coronavac, a Pfizer e a Janssen precisam ser usadas em até seis horas após a abertura do frasco, segundo a bula dos imunizantes. Já a AstraZeneca, pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta, desde que mantida na temperatura de dois a oito graus celsius, conforme o fabricante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários