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DetranRS reforça oferta de serviços digitais após incêndio da sua sede

Uma novidade é a ferramenta de chat, que oferece a possibilidade de esclarecimento de dúvidas com um atendente

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom Rio Grande do Sul
20/07/2021 às 15h45 Atualizada em 21/07/2021 às 10h07
DetranRS reforça oferta de serviços digitais após incêndio da sua sede
Acesse a Central de Servicos pelo botão verde na página inicial do site www.detran.rs.gov.br - Foto: DetranRS

Com uma extensa lista de serviços que podem ser feitos online, o DetranRS teve impacto minimizado com a perda de documentos no incêndio que atingiu a sua sede na semana passada. Agora, a Central de Serviços do DetranRS está de cara nova. Acessível por meio do sitewww.detran.rs.gov.br, a nova versão da ferramenta conta com um fluxo de navegação mais prático e intuitivo para a realização dos serviços digitais oferecidos tanto para cidadãos como para empresas (estas devem dispor de certificação digital).

Além do layout atualizado e da nova lógica de navegação, a Central de Serviços passa a contar com maior integração com o cadastro único gov.br, adotando os mesmos níveis de autenticação da plataforma federal, com selos de confiabilidade nível básico (bronze), nível verificado (prata) e nível comprovado (ouro). A autenticação por selos vai garantir o acesso imediato a serviços que antes dependiam de uma validação manual, feita a partir da análise de uma foto enviada pelo cidadão, que era comparada com a imagem do cadastro da CNH do condutor.

Outra novidade é a ferramenta de chat, que foi embutida dentro da plataforma e oferece a possibilidade de atendimento e esclarecimento de dúvidas com um atendente do DetranRS. O serviço está disponível nos dias úteis, das 8h às 18h.

Para o diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, “a Central de Serviços está totalmente alinhada com a estratégia do governo do Estado e do portal rs.gov.br, na busca de uma transformação digital com o objetivo primordial de simplificar os serviços”.

O diretor-geral da autarquia, Enio Bacci, frisa que “oferecer cada vez mais facilidades ao cidadão vem sendo uma verdadeira obsessão desta gestão, fazendo o DetranRS dar sua contribuição para a construção de um governo 100% digital, estreitando a relação com os gaúchos e gaúchas”.

Serviços já disponíveis

Além de possibilitar consultas sobre habilitação, veículos e infrações relacionadas, a Central de Serviços do DetranRS proporciona a realização pela internet de:

• Apresentação de condutor infrator;
• Cadastro de alerta de furto/roubo de veículo;
• Consulta a eventual cobrança de débitos provenientes de multas de trânsito em atraso (dívida ativa);
• Consulta a resultado da prova teórica;
• Consulta a resultado da prova prática;
• Consulta a situação de veículos e impressão do documento de licenciamento (CRLV) daqueles de sua propriedade;
• Defesa eletrônica de processo de suspensão e cassação;
• Defesa da autuação;
• Emissão do Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório;
• Emissão da Certidão de Prontuário de Habilitação;
• Impressão de notificações de infrações e guias de pagamento de multas;
• Recurso de Infração à Jari do DetranRS – primeira instância administrativa;
• Pedido de restituição de valores de taxas dos serviços de Habilitação e Veículos;
• Verificação se o condutor profissional (que tem a observação EAR na CNH) se enquadra nos pré-requisitos para realização da reciclagem preventiva.

Na Central de Serviços é possível, ainda, visualizar avisos e mensagens enviados pelo DetranRS e configurar se o cidadão deseja receber essas notificações também por SMS e/ou e-mail.

Novos serviços previstos para o segundo semestre

O DetranRS prevê a entrega, ainda em 2021, das seguintes funcionalidades dentro da Central de Serviços:

• Recurso de suspensão e cassação;
• Início do processo de transferência de veículos;
• Apresentação de condutor para pessoa jurídica;
• Solicitação de credenciamento junto ao DetranRS;
• Solicitação de CNH definitiva;
• Recurso de infração 2º instância;
• Início do processo de comunicação de venda;
• Devolução/restituição de taxas de multas;
• Devolução/restituição de depósitos.

Autenticação via gov.br

Uma conta no portalgov.bré necessária para realizar o ingresso na Central de Serviços. Esse acesso unificado garante a segurança na identificação, em um ambiente de autenticação digital único para o usuário de quaisquer serviços públicos digitais integrados ao gov.br. Essa autenticação fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço solicitado.

Para criar uma conta, basta informar alguns dados pessoais e estabelecer uma senha. Em caso de dúvidas sobre cadastro, senha e selos de confiabilidade do gov.br, acesse o FAQ disponível nestelink.

Texto: Ascom DetranRS
Edição: Secom

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