Quinta, 29 de Julho de 2021
54 98128.5277
Bairros Meio Ambiente

Aaeco tenta proteger possível nascente de água junto a construção no Progresso

Local é muito conhecido da comunidade, inclusive por ter ajudado no abastecimento das famílias ao longo de décadas, mesmo em períodos de forte estiagem

14/07/2021 14h53
2.131
Por: Redação
(Divulgação Aaeco)
(Divulgação Aaeco)

Acionada por meio de mais uma denúncia, na manhã desta terça-feira, dia 13, a Associação Ativista Ecológica (Aaeco) foi até uma construção no bairro Progresso, após a suspeita de que uma nascente de água estava em risco. Como havia a possibilidade de que os trabalhos estivessem ocorrendo a menos de 50 metros desta fonte natural, o que contraria a lei, a entidade acionou a fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smmam), que se dirigiu ao local e, de forma preventiva, suspendeu a operação das máquinas.

O terreno, que fica na rua Ettore Giovanni Perizzolo, próximo à sede da Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (Adef-BG), seria então vistoriado por um geólogo da prefeitura, que emitiria um laudo a respeito da situação. O resultado da análise saiu no começo da tarde desta quarta-feira, dia 14, indicando que não se trata de uma nascente.

A decisão contraria muitos relatos de moradores do entorno, que se manifestaram a respeito do caso em uma publicação do secretário-geral da Aaeco, Gilnei Rigotto, no Facebook. Eles ressaltam, por exemplo, que, ao longo das últimas décadas, e mesmo em meio a períodos de forte estiagem, nunca faltou água neste ponto, o que auxiliou no abastecimento das famílias.

Inconformado com o laudo, assinado pelo geólogo Luiz Pinto de Jesus Filho, a Associação Ativista Ecológica pretende agora recorrer ao Ministério Público (MPRS) para conseguir uma avaliação de outro técnico. "Fontes de água devem serem preservadas a qualquer custo diante da falta desse vital e precioso líquido", salienta Rigotto. A entidade aguarda apenas o recebimento de uma cópia do laudo inicial da prefeitura, que já foi solicitada ao Poder Público bento-gonçalvense.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio