O jovem Thiago Israel Fabris, 27 anos, assumiu nesta semana a coordenação da Defesa Civil de Bento Gonçalves. Fabris assume o posto deixado por João Nogueira da Luz, que pediu para deixar o cargo há mais de duas semanas.
Estudante de Direito, Fabris foi sargento do Exército por oito anos, tendo atuado como subcomandante do Pelotão de Operações Especiais do 6º Batalhão de Comunicações, e também como auxiliar da Sessão de Operações. Filiado ao partido do prefeito Guilherme Pasin, foi candidato a vereador na eleição do ano passado. Segundo a divulgação realizada no site da prefeitura, o novo coordenador tem experiência em trabalhos voluntários, entre os quais segurança da Copa do Mundo em Porto Alegre, e na própria Defesa Civil, em casos de desmoronamentos, no recolhimento de donativos para Esteio em 2015 e para São Francisco de Paula, em 2017, entre outras ações. Além disso, Fabris atuou no auxílio aos desabrigados pela enchente de Santa Tereza em 2008. O coordenador possui curso de condutor de veículos de emergência, curso de transporte de produtos perigosos e também de cargas indivisíveis. Ele também é faixa preta de Muay Thai.
Como coordenador da Defesa Civil, Fabris pretende atuar dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos, com foco na prevenção. “Infelizmente muitas ocorrências são reincidentes. Temos que atuar fortemente nestas áreas, sempre com o apoio das secretarias envolvidas, como por exemplo Obras e Habitação e Assistência Social. Precisamos também contar com o apoio da comunidade, para que haja um entendimento das atribuições da Defesa Civil e para que evitem construir em áreas de risco. A geografia de nossa cidade é bastante acidentada, temos este agravante, mas com consciência e bom senso, podemos evitar inúmeros problemas”, enfatiza Thiago Fabris.