A escalada de novos casos de Covid-19 e aumento no número de internações em todo o Rio Grande do Sul atingiu também a estrutura de saúde no Município. O Hospital Tacchini já comunicou oficialmente o colapso em sua capacidade de atendimento em UTI, ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), à gestão municipal, à Coordenação Estadual de Regulação de Leitos, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à coordenação da Unidade de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (UPA 24 h), 5ª Coordenadoria de Saúde/RS e ao Ministério Público (MP).A Prefeitura de Bento Gonçalves informa que devido ao aumento de atendimentos e internações de UTI no Hospital Tacchini, novamente passa a atender a demanda de pacientes SUS da cidade na UPA.
A direção do hospital oficiou a administração Municipal nesta quarta-feira (02), informando que está com 133% de ocupação da estrutura para pacientes críticos (60 pacientes em regime de UTI). Deste total, 26 são pacientes do SUS, que teria capacidade para receber 23 pessoas. Ainda há 34 pacientes internados no espaço destinado para particulares, que teria capacidade para 22 pacientes. A casa de saúde novamente teve que readequar seus espaços para manter os atendimentos acima de sua capacidade.
O prefeito Diogo Siqueira está reunido com o Gabinete de Crise para analisar novas ações. “A equipe da UPA está preparada para receber os pacientes, e a Secretaria de Saúde não medirá esforços para atender todos. Todo atendimento SUS deve ser encaminhado diretamente para UPA, no bairro Botafogo. O ambulatório fast track está sendo ampliado, e equipamentos e insumos foram comprados. Seguiremos em contato com o hospital neste momento de dificuldade”, revelou o prefeito.
Confira a nota oficial do Hospital Tacchini
Às 17 h desta quarta, dia 2 de Junho, o Hospital Tacchini atingiu 60 pacientes internados em UTI o que representa 133% da sua capacidade de atendimento em suas estruturas destinadas a pacientes críticos.
Diante deste cenário, o Hospital Tacchini leva a público que já comunicou oficialmente o colapso em sua capacidade de atendimento em UTI, ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), à gestão municipal, à Coordenação Estadual de Regulação de Leitos, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à coordenação da Unidade de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (UPA 24 h), 5ª Coordenadoria de Saúde/RS e ao Ministério Público (MP).⠀
Pacientes que necessitem de atendimento pelo SUS devem dirigir-se diretamente a unidade de pronto atendimento UPA do município. Pacientes de outros convênios em situação de urgência e emergência podem procurar o Pronto Socorro do Hospital Tacchini.
Lembramos aos pacientes do Plano de Saúde Tacchimed que podem ser atendidos também por telemedicina. Caso você ainda não tenha o App instalado, acesse www.tacchimed.com.br/servicos/teleconsulta para baixar e ter acesso as instruções de uso.
Pedimos a população que neste momento evite procurar o Hospital em situações não urgentes.