Viajar para sair da rotina, conhecer lugares novos, abrirhorizontes e ter novas experiências. Foi assim, em uma viagem a passeio para Florianópolis, que a empresária Maria Glaci Carboni sentiu o desejo de trazer para Bento a marca O Boticário. De lá pra cá passaram-se 30 anos de uma trajetória de sucesso. E, para comemorar, seu aniversário, as lojas dos shoppings Bento e L'América estarão esperando seus clientes para um brinde com espumante neste domingo, 26 de março.
Desde o início, em 26 de março de 1987, em uma sala muito pequena localizada no Edifício Solar, até as três lojas hoje instaladas emBento Gonçalves, com sede na Via del Vino e filiais nos dois shoppings, L’América e Bento, e uma central de atendimento ao revendedor, passaram-se 30 anos de muita ousadia. “Quando surgiu a ideia, já sabia que aqui em Bento os produtos de O Boticário eram comercializados em uma loja não exclusiva da marca, e a proposta era algo inovador: a abertura de lojas próprias. E foi isso o que mais me chamou a atenção: justamente o fato de poder ter uma loja oferecendo uma única marca”, relata Glaci.
Ao longo deste tempo, muitas mudanças ocorreram em relação aos hábitos e costumes de homens e mulheres, crises econômicas com inflação altíssima, a cidade cresceu alavancada pelo desenvolvimento econômico dos setores moveleiro, metalmecânico e vinícola e a loja, superando as dificuldades, foi crescendo e conquistando um público fiel. “Passamos por todos os processos e,em determinado momento, percebi que eu vivia na loja de segunda a segunda, então concluí que precisava de mais gente para me ajudar”, diz a proprietária.
E assim, os filhos Leonardo e Sirlesio Junior passaram a fazer parte do negócio familiar. Algo para eles muito natural, pois estavam acostumados a conviver na loja, acompanhando a mãe, desde pequenos, e ajudavam nas tarefas. Leonardo chegou primeiro. No ano de 2008, logo após se formar na faculdade. Fez um pouco de tudo dentro da loja, mas foi fundamental e responsável pela implantação dos sistemas de informatização. Posteriormente fez o curso de sucessor, oferecido pela marca, pensando na gestão dos negócios familiares, com duração de dois anos.
Neste momento, as lojas já atuavam em sistema de franchising e,com o mercado cada vez mais favorável, as mulheres inseridas no mercado de trabalho tiveram seu poder de compra ampliado, a autoestima cada vez mais valorizada e explorada na mídia quando em 2012 o negócio cresceu ainda mais, através da implantação da venda direta. Assim, em dezembro de 2012 o Júnior se integrou à equipe para atuar principalmente no então novo segmento da venda direta, onde hoje tem sob sua supervisão mais de 300 revendedores, que aproximam ainda mais dos seus públicos a marca O Boticário. Recentemente também concluiu o programa de sucessão e já é operador homologado da marca.
O setor de cosméticos é um dos grandes interesses dos consumidores brasileiros e está em crescente desenvolvimento no país. E neste cenário bastante competitivo, a diferenciação de produtos e serviços está calcada cada vez mais em detalhes, sendo que os valores de marca são percebidos pelos consumidores como elemento de fundamental importância para a decisão decompra. E este trabalho O Boticário, que completa seus 40 anos também em 2017, tem feito com maestria, com mais de 800 franqueados e 3700 lojas no Brasil, e 100 lojas no exterior em 8 países. “Nos orgulhamos de fazer parte desta história e de nos mantermos em constante aprendizado, sempre com muita vontade de continuar crescendo”, frisa Maria Glaci.
Determinados e preparados, Maria Glaci e os filhos Leonardo e Júnior olham para o futuro vislumbrando a abertura de mais lojas e o crescimento da base de revendedores, acompanhando o desenvolvimento do município e região.