As doses que sobraram da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Bento Gonçalves estarão disponíveis para a comunidade em geral, e não apenas para os grupos considerados de risco, a partir desta segunda-feira, 23. O município atingiu 96% do público-alvo, que envolve idosos, crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e doentes crônicos com enfermidades não transmissíveis.
De acordo com o coordenador do setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Bento, Maichel Manfredini, o quantitativo de vacinas destinado ao município foi recebido e não há como conseguir mais doses. “Nem as clínicas particulares não estão conseguindo mais comprar doses porque os laboratórios não têm mais produção da vacina. O que eles tinham já venderam todas”, afirma. Manfredini ressalta que o tempo para a produção da vacina é de cerca de meio ano.
As unidades que mais possuem doses são o Centro de Referência Materno-Infantil e Licorsul. Algumas vacinas também estarão disponíveis nas unidades Zatt, Central, Fenavinho e São Roque. As demais unidades não possuem doses disponíveis. O excedente será aplicado até o final dos estoques.