Após a repercussão do polêmico reajuste em um dos índices da base de cálculo do IPTU nesta quarta-feira, 28, a quinta-feira, 29, foi dia de uma notícia ruim para os servidores municipais. O prefeito Guilherme Pasin comunicou ao Sindiserp que não tem dinheiro para pagar os 60% restantes do 13º da categoria nesta sexta-feira, 30, como tinha sido anunciado anteriormente. A previsão inicial é de que o funcionalismo só receba a gratificação lá pelo dia 11 de janeiro.
A presidente do Sindiserp, Isaura Bolesina, foi chamada para uma reunião no gabinete do prefeito. No local, ela ouviu do prefeito Guilherme Pasin, da secretária de Finanças, Mariana Largura, e do secretário de Administração, Ivan Toniazzi, que o poder público não tinha condições de honrar com o pagamento do 13º salário por falta de recursos. Todos os servidores tinham a expectativa de que a gratificação natalina fosse depositada na conta dos servidores junto com o salário de dezembro, até o dia 30 deste mês, como havia sido informado pela secretaria municipal de Finanças anteriormente.
Porém, a crise financeira da Prefeitura Municipal chegou a tal ponto que não há recursos para cumprir o prometido. Nesta quarta-feira, 28, foi feito apenas o depósito do salário dos servidores municipais. Segundo o prefeito comunicou ao Sindiserp, o pagamento dos 60% restantes do 13º do funcionalismo deve ocorrer apenas no dia 13 de janeiro, com mais de 20 dias de atraso. Por lei, a gratificação natalina deve ser paga até o dia 20 de dezembro.
Em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, servidores municipais colaram cartazes pedindo o pagamento do 13º salário. O Sindiserp já mobiliza o funcionalismo para realizar uma manifestação em frente à prefeitura na semana que vem. Se isso acontecer, será a terceira manifestação consecutiva em frente à Casa Amarela em apenas 30 dias. Primeiro foram os terceirizados da Fundação Araucária, que estavam com o salário atrasado. Posteriormente, a classe artística de Bento Gonçalves se manifestou para evitar o fechamento da Secretaria Municipal de Cultura.