O prefeito Guilherme Pasin recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 28, integrantes da comissão de artistas para discutir o que será feito com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A comissão apresentou ao chefe do Executivo Municipal como deveria funcionar a pasta a fim de gerar economia e, ao mesmo tempo, captar recursos junto à União e iniciativa privada.
No documento apresentado ao prefeito, a classe artística fez um organograma de como a Secretaria Municipal de Cultura para trazer resultados e fomentar a arte no município. Nele, segue a figura do secretário de Cultura, agora apoiado por um diretor administrativo, um diretor de projetos, um diretor cultural (todos com CC6) e um coordenador de divisão de artes (com CC3). Para a ocupação destes cargos, os artistas pedem que o prefeito leve em conta que os nomes tenham realmente o perfil para atuar no setor e, mais do que isso, um currículo que não questione a sua atribuição.
Nesta quinta-feira, 29, haverá uma reunião com o secretário Evandro Soares na Fundação Casa das Artes. O objetivo é discutir quais seriam os nomes capacitados para assumir estas pastas. A comissão irá apresentar alguns nomes, assim como secretário, a fim de os dois lados cheguem a um consenso na formação da nova Secretaria Municipal de Cultura.
Também foram apresentadas algumas sugestões para reduzir as despesas na Secult. As mais práticas dizem respeito a reorganização interna de funcionários, baseando-se no quesito função x salário, desvinculação da Secult da Fundação Casa das Artes, gestão de serviços de horas-extras nos serviços de portaria e preparação do local em dia de espetáculos. No documento, os artistas também pedem ao prefeito a criação da tão esperada conta específica para o Fundo Municipal de Cultura. Com esta medida, será possível captar recursos junto ao Fundo Nacional de Cultura, que podem ser incorporados aos já repassados pelo município atualmente, bem como verbas federais e financiamentos de projetos pela iniciativa privada. Além disso, o documento trouxe vários exemplos de editais para a captação de recursos para apreciação do prefeito Guilherme Pasin.