As fusões de secretarias (ou aglutinações como prefere chamar o prefeito), anunciadas na semana passada pelo prefeito Guilherme Pasin, provocaram a primeira vítima. Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 21, a exoneração do secretário municipal de Governo. A decisão vale a partir do dia 31 de dezembro e outros secretários devem ser exonerados nos próximos dias, para que a fusão de secretarias seja realizada. Aversão oficial é que Nolasco pediu para sair por problemas de saúde. Porém, o ex-titular da pasta não confirma a versão e afirma que só irá se pronunciar à imprensa na semana que vem.
Após a publicação de sua exoneração, Jovino Nolasco não atendeu mais seu celular. A reportagem do Notícias de Bento entrou em contato com ele por várias vezes,mas ele não respondeu e nem retornou as ligações. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal informou que Nolasco fez a solicitação de sua exoneração,alegando problemas pessoais e de saúde. Porém, em entrevista ao Jornal Semanário, Nolasco teria afirmado que sua saída não tinha nada a ver com seu estado de saúde. Ele teria adiantado apenas que sua saída teria a ver com as fusões de secretarias preparadas para o novo mandato do prefeito Guilherme Pasin, mas que falaria sobre o assunto somente na semana que vem. Ainda não está confirmado se ele continuará como presidente da Fundação Casa das Artes e também da Fenavinho ou também irá renunciar aos cargos.
Jovino Nolasco estava na prefeitura desde que Guilherme Pasin assumiu o comando do município, em janeiro de 2013. Atuou vários anos como secretário municipal de Cultura e em 2015 assumiu como secretário municipal de Governo. Era considerado um dos principais articuladores e braço direito do prefeito. Pessoas próximas ao ex-secretário afirmam que ele se sentiu desconfortável após a possibilidade de extinção da Secretaria de Governo, que faria fusão com a Procuradoria Geral do Município e não ter sido cogitado para assumir uma nova função. Porém, até o momento, isso tudo são apenas suposições e comentários. A verdade sobre o que aconteceu para ele pedir para sair e o que será dito de forma oficial, somente Jovino Nolasco pode nos dizer.