A movimentação do prefeito Guilherme Pasin é intensa para confirmar o nome do vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), seu atual líder de governo, como o novo presidente da Câmara de Vereadores. O chefe do Executivo Municipal reuniu os vereadores eleitos da base aliada em um sítio na localidade de Linha Alcântara, ao meio-dia desta quinta-feira, 22, para um almoço com a finalidade de garantir a votação necessária em prol da eleição do parlamentar tucano.
O encontro ocorreu no sítio de propriedade do vereador Moisés Scussel Neto. Foram convidados 11 vereadores eleitos considerados apoiadores da atual administração. Destes, apenas o atual presidente do Legislativo, vereador Gilmar Pessutto (PSDB), não participou, alegando compromissos pessoais. Guilherme Pasin foi deixado no local pelo carro oficial da prefeitura. A reunião serviu para alinhar a votação dos parlamentares em prol da eleição de Scussel como novo presidente da Câmara de Vereadores. A ideia é evitar surpresas de última hora e que um candidato que não seja base aliada acabe eleito.
Logo após o pleito eleitoral em outubro, o nome de Moisés Scussel já era dado como favorito para ser o novo presidente do Legislativo. Porém, a decisão do prefeito Guilherme Pasin de enxugar o número de secretarias e diminuir as pastas cedidas aos partidos aliados mudou radicalmente o cenário. Alguns partidos ficaram descontentes com a decisão do chefe do Executivo Municipal e ventilaram a possibilidade de abrir uma candidatura independente para fazer frente ao bloco de Scussel na Câmara de Vereadores.
Com isso, várias microrreuniões foram realizadas para garantir que a eleição do vereador tucano à presidência não estivesse ameaçada. O encontro entre Pasin e os vereadores da base aliada vai mostrar quais serão as benesses a serem recebidas pelos parlamentares que mostrarem lealdade ao prefeito e confirmarem seu voto a Scussel.
A reunião desta quinta-feira era importante porque para Moisés Scussel ser presidente, não basta ter a maioria dos votos, mas também quatro partidos diferentes para compor a nova Mesa Diretora. Com o alinhamento feito nesta reunião, o vereador tucano poderá compor a diretoria com PSDB, PTB, DEM e PPS.
Quem participou da reunião
PP
Prefeito Guilherme Pasin e os vereadores Rafael Pasqualotto, Volnei Cristófoli, Amarildo Lucatelli, Eduardo Viríssimo e Neri Mazzocchin.
PTB
Vereadores Paulo Cavalli (PACO) e Valdemir Marini
DEM
Gustavo Sperotto
PSDB
Moisés Scussel Netto
PPS
Sidinei da Silva (SIDI)