As lojas do comércio, empresas de serviços, bares e restaurantes vão poder reabrir normalmente a partir de 22 de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16, pelo governador Eduardo Leite, após reunião com representantes de entidades empresariais. A limitação com a volta da cogestão, será na questão do horário.
De acordo com as mudanças a serem promovidas na cogestão da bandeira vermelha, o comércio não essencial poderá funcionar somente de 2ª a 6ª feira, até 20h, com entrada de clientes até as 19h. Os restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar sem restrição de dias, até 17h, com entrada de clientes até 16h. Já os hotéis e pousadas poderão receber hóspedes, com lotação máxima de 50% de sua capacidade, sendo que as empresas que possuem o Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável. Adequações nos protocolos para demais atividades seguem sendo analisadas pelo governod o estado.
As exigências de proteção seguirão as mesmas. As empresas terão que cobrar o uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre, distanciamento interpessoal, higienização das mãos e das superfícies de toque com álcool 70 ou similar, além de garantir a ventilação cruzada (janelas e portas abertas) e/ou sistema de renovação de ar.
As mudanças já anunciadas
- Comércio não essencial somente de 2ª a 6ª feira, até 20h (entrada até 19h);
- Restaurantes, bares e lanchonetes sem restrição de dias, até 17h (entrada até 16h);
- Hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% com Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável;
- Adequações nos protocolos para demais atividades seguem sendo analisadas;
- Protocolos básicos para todas as atividades:
- Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre;
- Distanciamento interpessoal;
- Higienização das mãos e das superfícies de toque com álcool 70 ou similar;
- Ventilação cruzada (janelas e portas abertas) e/ou sistema de renovação de ar.