Terça, 25 de Agosto de 2026
Publicidade

Ibama emite parecer contrário ao atual projeto do Porto de Arroio do Sal

Órgão ambiental aponta insuficiência técnica em estudos e exige revisão na estrutura costeira e na avaliação de riscos climáticos

Redação
Por: Redação
25/08/2026 às 17h07
Ibama emite parecer contrário ao atual projeto do Porto de Arroio do Sal
DTA Engenharia / Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu um parecer técnico contrário ao atual projeto de construção do Porto Meridional, planejado para o município de Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho. Em ofício enviado nesta terça-feira (25) pela Diretoria de Licenciamento Ambiental, o órgão informou que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado contava com avaliação técnica insuficiente.

O documento aponta limitações e inconsistências na organização e apresentação das informações, o que comprometeu a análise adequada do empreendimento. Segundo o parecer do Ibama, as modelagens realizadas indicaram alterações expressivas na dinâmica costeira e na faixa de praia. Em razão disso, as empresas responsáveis, AOS e DTA Engenharia, terão de revisar a concepção da obra, propor alternativas de layout e aprofundar o diagnóstico sobre os riscos climáticos da região.

Resumo do projeto do Porto Meridional:

  • Localização: Praia de Rondinha Nova, em Arroio do Sal (Litoral Norte do RS).

  • Parecer: Ibama aponta insuficiência técnica no Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

  • Exigências: Adequação no layout, controle da dinâmica costeira e análise de riscos climáticos.

  • Investimento: R$ 6,5 bilhões (recursos 100% privados) com projeção de 1,5 mil empregos.

  • Aprovações Prévia: Projeto conta com utilidade pública estadual e aval da Antaq, Marinha e Ministério dos Portos.

O projeto prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões exclusivamente privado em uma área de 80 hectares, com capacidade estimada para movimentar 53 milhões de toneladas de carga e gerar 1,5 mil empregos. Embora já tenha obtido declaração de utilidade pública do Estado e aprovação da Marinha, Antaq e Ministério dos Portos e Aeroportos, o complexo portuário marítimo é alvo de alertas de ambientalistas sobre danos ambientais e questionamentos do setor produtivo do Porto de Rio Grande.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários