Em cerca de uma semana, o complexo hospitalar que ao longo dos últimos anos vem sendo erguido junto à UPA 24h, no bairro Botafogo, deverá ganhar um importante reforço. Nos próximos dias, deve ser concluída a implantação de uma nova central de oxigênio – a instalação, de acordo com a prefeitura, permitirá no futuro atender a toda a estrutura de saúde do local, inclusive áreas como o bloco cirúrgico, que ainda não estão finalizadas.
O projeto seria licitado em abril, mas, com o aumento significativo dos casos de Covid-19, a administração afirma ter antecipado a contratação e execução da obra de forma emergencial. Mesmo assim, a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, garante que, até aqui, não houve risco de falta de oxigênio para os atendimentos realizados na unidade e que Bento não está atrasada em termos preventivos, considerando o colapso vivenciado em algumas cidades brasileiras.
"O que vamos fazer é facilitar o abastecimento e a logística. O que será modificado agora é que, ao invés de pequenos cilindros, teremos um tanque de armazenamento único do oxigênio, que já irá contemplar toda estrutura quando o complexo for concluído. As duas estruturas permanecerão em funcionamento. Esta nova é uma rede de apoio/suporte adicional àquela já existente, que seguirá em uso", explica.
Hoje, cerca de 100 cilindros menores são utilizados no fornecimento, que vão sendo reabastecidos individualmente de acordo com o uso do gás. "Isso sempre nos atendeu. No período do inverno, sempre temos um consumo maior. Nesta semana, por exemplo, estamos com uma utilização maior do que em períodos normais", acrescenta Tatiane, referindo-se ao fluxo maior de pacientes infectados pelo coronavírus.
A obra consiste, inicialmente, na construção de uma base de concreto, cercamento e instalação de pontos de água e energia. Esta etapa já começou e a previsão é e que esteja pronta ainda essa semana, se não houver nenhuma parada devido ao mau tempo. "A colocação do tanque e da rede de gás é de obrigação da empresa contratada para o fornecimento do O2. No início da próxima semana, deverá ser feita a instalação do cilindro e, em poucos dias, entra em funcionamento", finaliza a secretária.