Quinta, 16 de Julho de 2026
Publicidade

Defesa Civil do RS aponta rios com maior risco de enchente devido a chuvas no fim de semana

Regiões Oeste e Centro do Estado devem registrar os maiores volumes de chuva; hidrólogo descarta, por enquanto, transbordamentos acima da cota de inundação

Redação
Por: Redação
16/07/2026 às 17h18
Defesa Civil do RS aponta rios com maior risco de enchente devido a chuvas no fim de semana
Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na tarde desta quinta-feira (16) indicando os rios que apresentam maior suscetibilidade de elevação e risco de cheia devido aos temporais previstos para o fim de semana. De acordo com o órgão estadual, os rios Quaraí, Ibirapuitã, Ibicuí, Jaguari, Vacacaí e Jacuí — localizados majoritariamente nas regiões Oeste e Centro — são os pontos de maior atenção técnica no momento.

Em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais, o hidrólogo da Defesa Civil, Pedro Camargo, detalhou que a instabilidade climática deve atingir primeiramente a Fronteira Oeste. Cidades como Alegrete e Quaraí devem registrar uma rápida elevação no nível de seus rios já no sábado (18). Apesar do alerta de cheia, os modelos de previsão indicam que os mananciais não devem extrapolar as cotas de inundação severa neste primeiro momento.

No domingo, o sistema de chuvas fortes deve se deslocar em direção ao centro do Estado, pressionando as bacias dos rios Vacacaí e Jacuí. Como o Jacuí é o principal contribuinte do Lago Guaíba, em Porto Alegre, o comportamento do rio será monitorado de perto. No entanto, a Defesa Civil destacou que não há, atualmente, nenhum alerta ou indicativo de risco de enchente para a Região Metropolitana da capital.

O Vale do Taquari, severamente castigado por desastres hidrológicos anteriores, não aparece na zona de maior risco para este evento meteorológico específico. Contudo, as autoridades reforçam a necessidade de a população local manter-se atenta aos canais oficiais. Para receber alertas preventivos diretamente no celular, qualquer cidadão pode enviar um SMS com o número do seu CEP para o sistema nacional da Defesa Civil, no número 40199.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários