Sábado, 27 de Junho de 2026
Publicidade

MetSul alerta para chuva de até 200 mm no Sul

Instabilidade começa a mudar o tempo neste sábado e persistirá ao longo da semana devido a um bloqueio atmosférico entre massas de ar fria e quente

Redação
Por: Redação
27/06/2026 às 10h46
MetSul alerta para chuva de até 200 mm no Sul
Primeiro episódio de chuva volumosa do El Niño de 2026 vai afetar áreas dos três estados do Sul com acumulados de precipitação de até 150 mm a 200 mm e risco de temporais isolados com raios. (Foto: FABIAN RIBEIRO)

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta rigoroso para o primeiro episódio de chuva volumosa associado ao fenômeno El Niño neste inverno. O avanço de um sistema de instabilidade deve despejar acumulados expressivos de precipitação, estimados entre 100 mm e 200 mm em poucos dias, sobre diversas áreas dos três estados da Região Sul do Brasil, com marcas que podem ser localmente superiores. O evento traz consigo o risco iminente de temporais isolados, quedas de granizo e rajadas de vento forte.

A mudança no padrão do tempo inicia-se gradualmente ao longo deste sábado (27), com o aumento significativo da cobertura de nuvens. Enquanto o Paraná já registra pancadas de chuva desde as primeiras horas do dia, a instabilidade avança em direção a Santa Catarina e atinge setores das metades Oeste e Norte do Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite. No domingo (28), a formação de uma área de baixa pressão atmosférica espalha a chuva por todo o território gaúcho, trazendo pancadas moderadas a fortes.

Ciclone, bloqueio atmosférico e o avanço da frente fria

Os modelos meteorológicos indicam uma dinâmica de forte persistência da instabilidade ao longo da semana:

  • Frente e Ciclone: Na segunda-feira (29), a atuação de uma frente fria associada a um ciclone em alto mar concentra os maiores volumes no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o ingresso de ar frio e seco garante uma trégua temporária com a volta do sol;

  • Bloqueio e Recuo: A progressão do sistema será freada por um bloqueio atmosférico gerado por uma massa de ar quente no centro do país. Com isso, a frente torna-se semi-estacionária e recua na terça-feira (30), trazendo a chuva de volta para a Metade Norte gaúcha;

  • Chuva Intensificada: Na quarta-feira (1º de julho), o choque térmico com uma potente massa de ar polar na Argentina intensifica a frente fria, provocando temporais severos na Metade Norte e Leste do RS, em Santa Catarina e no Sul paranaense. A instabilidade segue irregular e começa a perder força na quinta-feira (2) com a entrada definitiva do ar frio.

Os mapas de projeção computadorizada dos centros europeu e canadense mostram consenso de que os maiores acumulados se concentrarão no Noroeste e Norte gaúcho, no Centro-Oeste catarinense e no Sudoeste do Paraná.

A configuração é típica de anos de Pacífico aquecido. O El Niño atual, declarado oficialmente em 11 de junho, já atinge anomalias de temperatura de +1,7°C na região Niño 3.4, o que o classifica no patamar de intensidade forte pelo método tradicional de monitoramento.

A chegada deste primeiro evento extremo de precipitação coloca em alerta as defesas civis de toda a Serra Gaúcha. Em polos produtivos como Bento Gonçalves, as autoridades locais reforçam a necessidade de monitoramento preventivo em encostas com risco de deslizamento e áreas ribeirinhas vulneráveis a alagamentos rápidos, uma vez que a MetSul adverte que o segundo semestre sob a influência do El Niño será marcado por enchentes severas e tempestades frequentes na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários