Sábado, 13 de Junho de 2026
Publicidade

Massa de ar polar avança e Serra Gaúcha terá fim de semana gelado e de tempo firme

Frio intensifica na região após o afastamento de ciclone extratropical; estreia do Brasil na Copa do Mundo será marcada por queda acentuada nas temperaturas

Redação
Por: Redação
13/06/2026 às 06h49
Massa de ar polar avança e Serra Gaúcha terá fim de semana gelado e de tempo firme
Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul está sob a influência de uma intensa massa de ar frio de origem polar neste fim de semana. O fenômeno meteorológico provoca uma queda significativa e abrupta nas temperaturas em todas as regiões do estado, com destaque para o centro urbano e os vales da Serra Gaúcha. O ciclone extratropical, que causou instabilidade, chuva e ventos fortes na última sexta-feira (12), continua se afastando em direção ao Oceano Atlântico, abrindo caminho para o ingresso do ar gelado.

Para quem está planejando se reunir com amigos e familiares para assistir à estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo neste sábado (13), a recomendação dos meteorologistas é separar os casacos pesados e não esquecer o guarda-chuva. O dia serve como um período de transição climática, no qual a umidade remanescente começa a se dissipar para dar lugar à massa de ar seco e frio.

Consolidação do frio e geada no amanhecer

O domingo e a segunda-feira serão marcados por marcas típicas de inverno rigoroso, com céu aberto em grande parte do território gaúcho.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a dinâmica atmosférica para os próximos dias seguirá o seguinte padrão:

  • Sábado de transição: A faixa leste, a Região Metropolitana e os vales da Serra ainda registram grande variação de nebulosidade, com possibilidade de chuviscos isolados e passageiros ao longo do dia;

  • Domingo de tempo seco: O tempo firme se consolida em praticamente todo o estado no domingo (14). O sol predomina acompanhado de um ar bastante seco, com o frio ganhando força durante a madrugada e o amanhecer;

  • Queda gradual: As temperaturas máximas permanecem amenas mesmo com a presença do sol, e a tendência indica um resfriamento ainda maior na segunda-feira (15), quando os termômetros devem registrar mínimas de um dígito na região.

A chegada da estabilidade climática associada ao frio intenso favorece o turismo e as atividades de lazer típicas da estação fria na região serrana. O declínio térmico acentuado altera as condições do clima na Serra Gaúcha, exigindo atenção com a saúde e aquecimento urbano diante do cenário do frio no Rio Grande do Sul que se estabelece ao longo do inverno em 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários