Quinta, 07 de Maio de 2026
Publicidade

Vendavais de 90 km/h antecipam o Dia das Mães frio na Serra

Bento Gonçalves e região seguem sob alerta laranja nesta sexta-feira; ciclone-bomba na Argentina impulsiona massa de ar polar com risco de marcas negativas e chuva congelada

Por: Jonathan Zanotto
07/05/2026 às 21h50
Vendavais de 90 km/h antecipam o Dia das Mães frio na Serra
Foto: Reprodução

A Serra Gaúcha vive dias de extremos meteorológicos. Após uma quinta-feira (7) marcada por ventos que ultrapassaram os 90 km/h na região, Bento Gonçalves e cidades vizinhas seguem em estado de atenção nesta sexta-feira (8). A combinação de uma frente fria com um ciclone-bomba formado na costa da Argentina mantém o alerta laranja de perigo para tempestades e novos vendavais, que podem variar entre 60 km/h e 90 km/h ao longo da madrugada e manhã.

Além do vento, o foco se volta para a queda brusca na temperatura. A partir da tarde desta sexta, o ingresso de uma massa de ar gelada vinda do Sul mudará drasticamente a sensação térmica. Em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, os termômetros devem variar entre 12°C e 22°C hoje, mas o declínio será contínuo, preparando o terreno para um final de semana rigoroso.

Frio extremo no final de semana

A instabilidade começa a se afastar no sábado, mas dá lugar ao frio mais intenso de 2026 até agora:

  • Sexta (08/05): Dia nublado com pancadas de chuva forte e vento intenso na Serra. O frio começa a ser sentido com força à noite.

  • Sábado (09/05): O tempo firma, mas a temperatura despenca. A nebulosidade diminui, permitindo que o ar polar se instale sobre a região.

  • Domingo de Dia das Mães (10/05): A previsão indica que esta poderá ser a manhã mais fria do ano. Na Serra, não se descartam temperaturas abaixo de zero em pontos isolados e a ocorrência de chuva congelada, fenômeno típico de entradas polares intensas.

A Defesa Civil recomenda atenção com objetos que possam ser lançados pelo vento e reforça os cuidados com o aquecimento doméstico para evitar acidentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários