Terça, 21 de Setembro de 2021
54 98128.5277
Geral Geral

Enoteca do IFRS estará disponível de forma virtual

1ª enoteca pública do país, que conta com um acervo de cerca de 3 mil itens, está sendo catalogada e disponibilizada em um site para o acesso do púbico em geral.

28/01/2021 19h29 Atualizada há 8 meses
227
Por: Redação Fonte: NB Notícias
Divulgação
Divulgação

A cidade de Bento Gonçalves conta com a 1ª Enoteca Pública do Brasil, a qual foi fundada em 1975, na vinícola-escola, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento. Em 2009, o local que guarda um acervo de cerca de 3 mil itens foi reinaugurado e, em 2019, nos festejos dos 60 anos de fundação do campus, iniciou-se um projeto para torna-la disponível de forma virtual para o acesso da população em geral.

A Enoteca, que foi idealizada por Firmino Splendor, o qual, na época, era o enólogo responsável pela vinícola-escola, conta a história do vinho e do setor vitivinícola através de garrafas e rótulos. O projeto, que foi iniciado em 2019, sob coordenação do servidor do campus, Áureo Cardoso, tinha como objetivo catalogar o acervo físico e transformar em um banco de dados disponível virtualmente, por meio da construção de um site. 

A partir de 2020, sob nova coordenação, o projeto também incluiu como meta ampliar o acervo por meio do contato com associações e vinícolas. Atualmente, a enoteca está parcialmente catalogada e o site está praticamente finalizado. 

“Em 2019 os objetivos eram catalogar todo acervo físico e disponibilizar em um site através de itens de catalogação específicos, como a forma de envase, a variedade, a empresa. São praticamente 3 mil itens na enoteca física. Em 2020, agora com a minha coordenação, a ideia seria ampliar esse catálogo através de novos itens através de associações e empresas para ampliar o acervo do site”, explica a coordenadora do projeto, Raquel Bondan de Lima. 


Além do site, o projeto conta com perfis nas redes sociais, nas quais destacam rótulos, vinícolas e fatos históricos que estão disponíveis em meio ao montante de informações diante do amplo acervo presente na enoteca. “Não são simplesmente garrafas de vinho. Elas retratam estilos de vinificação, variedades que se utilizavam há um tempo e não tem mais hoje, ou variedades que são utilizadas hoje que outrora não eram plantadas, os estilos de garrafa, de rótulos, de fechamento”, relata.

O acervo conta com itens fabricados desde a década de 1970 até então, com a presença de diversos vinhos produzidos por vinícolas renomadas, ou conhecidas localmente ou que não existem mais. “Marcas bastante famosas que são conhecidas no Brasil todo, algumas no mundo todo, outras pequenas que são conhecidas localmente, mas que tem uma importância muito grande no conjunto todo. A enoteca nos mostra como cresceu e se desenvolveu o setor vitivinícola de uma maneira geral. Tudo isso demonstra como andou o setor vitivinícola ao longo dos anos”, pondera Raquel. 


Como o público pode acessar a Enoteca Virtual e ajudar a ampliar o acervo

O projeto contatou as associações e apresentou o projeto para que o acervo, que não ganha itens novos desde 2009, seja ampliado com novos rótulos. As empresas e também a população em geral podem cadastrar seus vinhos apenas acessando um formulário e preenchendo-o. "As vinícolas e as pessoas que gostariam de cadastrar algum item no acervo, ao receberem esse e-mail, podem acessar um formulário e cadastrar os vinhos que acharem interessantes. Podem ser os vinhos mais antigos, os vinhos ícones, as tendências de mercado. Basta encaminhar esse formulário preenchido que, posteriormente, virão a ser publicados no site”, explica a coordenadora. 

A população em geral poderá conhecer a enoteca através dos perfis nas redes sociais ou no site, que estará finalizado em breve. O projeto também pode ser conferido na Mostra Técnica-Científica do IFRS, que acontece de forma virtual em 2021 entre os dias 9 e 11 de março.

LINKS PARA OS PERFIS DO PROJETO:

Instagram: https://www.instagram.com/enotecavirtual/

Facebook:  https://www.facebook.com/enotecavirtualifrs

Site:www.enotecavirtualifrs.com.br (em construção)

Além da coordenação de Raquel Bondan, o projeto conta com a coordenadora adjunta Gisele Gugel, dos bolsistas Eduarda Schenato, aluna do curso superior de Viticultura e Enologia, e Vitor Araújo Lengovski, aluno do curso técnico de Informática, e dos voluntários Allana Cappelli Decarli e João Luiz Tesser Gugel, ambos alunos do curso superior de Viticultura e Enologia. Além disso, a Enoteca Virtual conta com o apoio dos servidores Áureo Cardoso, Paula Miotto e Thyago Salva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 22h39 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 18°

° Sensação
15.6 km/h Vento
85.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva