Domingo, 03 de Maio de 2026
Publicidade

Site inventa “massa de ar frio monstruosa”; MetSul esclarece a real previsão

Portal sem especialização usou imagens de IA para espalhar pânico; embora não seja “monstruosa”, uma forte massa de ar polar continental chega ao Sul nesta sexta (8)

Redação
Por: Redação
03/05/2026 às 12h49
Site inventa “massa de ar frio monstruosa”; MetSul esclarece a real previsão
Foto: Reprodução

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de fake news neste domingo (3 de maio) para desmentir informações sensacionalistas que circulam na internet. Um portal de notícias sem autoridade técnica publicou que uma "massa de ar frio monstruosa e incomum" varreria metade do Brasil, utilizando imagens grosseiras geradas por Inteligência Artificial para induzir o público ao erro e causar temor desnecessário.

A MetSul reforça que, embora o frio esteja a caminho, os termos "monstruosa" ou "incomum" não se aplicam tecnicamente ao fenômeno. O uso de fontes não confiáveis compromete a segurança da população, que deve sempre buscar previsões assinadas por meteorologistas habilitados.

O que é VERDADE: O frio mais intenso de 2026

Se por um lado o termo "monstruoso" é mentiroso, por outro, os modelos meteorológicos confirmam que a massa de ar polar mais forte do ano até agora está de fato organizada e tem data para chegar.

  • Quando chega: O ar gelado começa a ingressar no Rio Grande do Sul entre sexta-feira (8) e sábado (9).

  • Trajetória: Diferente das frentes anteriores que passaram pelo oceano, esta terá trajetória continental, avançando pelo interior da América do Sul e atingindo com força o Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Causa: O frio será impulsionado por um ciclone extratropical intenso no leste da Argentina e uma alta pressão poderosa de 1030 hPa.

Mínimas previstas e Geada

O episódio deve registrar as menores temperaturas de 2026 até o momento, com potencial para a geada mais abrangente do ano:

Região Previsão de Temperatura Período Crítico
Geral (RS, SC e PR) Mínimas entre 0°C e 5°C Domingo (10) a Terça (12)
Serra e Planalto Entre -3°C e -5°C Amanhecer de Segunda e Terça
Fenômeno Geada Ampla em centenas de cidades Início da próxima semana

Com a chegada do ar seco e do céu aberto, o resfriamento noturno será severo. Por isso, produtores rurais e a população em geral devem se preparar para o primeiro grande pulso de inverno de maio, ignorando o tom catastrófico das notícias falsas e focando na proteção contra o frio real que se aproxima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários