Quinta, 30 de Abril de 2026
Publicidade

Frente fria traz risco de temporais e ventos de 80 km/h para Bento Gonçalves e Serra Gaúcha

Instabilidade chega à região na tarde desta sexta-feira (1º); Inmet e Defesa Civil alertam para chuva intensa, queda de granizo e acumulados significativos no feriadão

Redação
Por: Redação Fonte: Correio do Povo
30/04/2026 às 20h03 Atualizada em 30/04/2026 às 20h40
Frente fria traz risco de temporais e ventos de 80 km/h para Bento Gonçalves e Serra Gaúcha
Foto: Reprodução

O feriado do Dia do Trabalho será de mudança brusca no tempo em Bento Gonçalves e em toda a Serra Gaúcha. Após um início de semana com maior estabilidade, o avanço de uma frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical no oceano, traz o risco de tempestades severas para a região a partir da tarde desta sexta-feira, 1º de maio.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram um alerta laranja, indicando que a Serra está na rota de instabilidades que podem gerar rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda isolada de granizo. O contraste térmico — com temperaturas subindo antes da chegada da chuva — servirá de combustível para a formação de nuvens carregadas.

Previsão para Bento Gonçalves e Região

  • Sexta-feira (1º/05): A manhã ainda terá aberturas de sol com aumento gradual de nebulosidade. A chuva chega com força entre a tarde e a noite, acompanhada de trovoadas. Em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, os termômetros devem variar entre 12°C e 24°C.

  • Sábado (02/05): O dia começa sob o efeito da frente fria, com chuva persistente na madrugada e manhã. Há risco de novos temporais isolados. A temperatura apresenta declínio, com máximas que não devem ultrapassar os 22°C.

  • Domingo (03/05): A instabilidade perde força, mas o céu permanece nublado com condições para pancadas isoladas de chuva. É o dia com temperaturas mais baixas no feriado, reforçando o clima típico de outono na Serra.

Recomendações de Segurança

Devido aos acumulados que podem variar entre 10 e 60 milímetros (com picos isolados maiores), as autoridades locais recomendam atenção redobrada:

  • Nas Estradas: Motoristas que sobem a Serra devem ter cuidado com a pista molhada e a visibilidade reduzida pela cerração, especialmente na BR-470 e RS-453.

  • Áreas de Risco: Moradores de encostas em Bento Gonçalves devem observar sinais de movimentação de terra, dado o histórico de solo saturado em eventos anteriores.

  • Ventos Fortes: Evite estacionar veículos próximos a árvores ou placas de sinalização durante as rajadas de vento.

Em caso de emergência ou necessidade de auxílio, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários