Quinta, 16 de Abril de 2026
Publicidade

Massa de ar frio avança sobre o Rio Grande do Sul e derruba temperaturas

Fenômeno chega após a passagem de um ciclone extratropical e traz mínimas de até 3°C para as regiões de serra

Redação
Por: Redação
08/04/2026 às 19h44 Atualizada em 08/04/2026 às 22h44
Massa de ar frio avança sobre o Rio Grande do Sul e derruba temperaturas
Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul terá uma mudança significativa nas condições climáticas a partir desta sexta-feira (10). Após a passagem de um ciclone extratropical que provocou instabilidade e ventos de até 120 km/h, uma massa de ar frio e seco avança sobre o território gaúcho. O fenômeno marca o início de temperaturas mais amenas, características do outono, proporcionando um alívio após os eventos climáticos severos dos últimos dias.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a sexta-feira será o dia mais frio da semana. Nas áreas de serra, os termômetros devem registrar as marcas mais baixas, com mínimas variando entre 3°C e 5°C. Já nas regiões da Campanha, Planalto e Alto Uruguai, as temperaturas mínimas devem oscilar em torno de 10°C. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 24°C na maior parte do estado, mantendo o clima ameno durante todo o dia.

A meteorologista Estael Sias observa que, embora os períodos de frio mais rigoroso costumem ocorrer na segunda metade de abril, o modelo climático norte-americano CFS já sinaliza novas quedas de temperatura para a última semana deste mês. No entanto, ela ressalta que ainda não há um consenso definitivo entre os diferentes modelos de previsão.

Para o próximo fim de semana, a tendência é de elevação gradual nas temperaturas. A aproximação de uma nova frente fria deve trazer instabilidade, mas, até lá, os gaúchos devem desfrutar de dias com marcas agradáveis e sem previsão de frio extremo no curto prazo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários