A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Subseção de Bento Gonçalves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BG) estão juntas na retomada dos trabalhos do projeto OAB vai à Escola, realizado pela Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA). Desde 2013 o projeto não era realizado em Bento Gonçalves e, através desta parceria, inúmeras escolas do Município serão beneficiadas com as ações.
A primeira palestra do OAB vai à Escola deste ano será na sexta-feira, 20, às 8h, na EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali, localizada no Vale dos Vinhedos. O tema escolhido pela Escola foi "Direito e Cidadania: Constituição Federal", no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas.
O projeto tem por objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários da Subseção local. Foram disponibilizados para as escolas três temas, sendo que o educandário opta por um para ser apresentado:
1. "Direito e Cidadania: Constituição Federal" no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Direito do Consumidor, ressaltando o perigo cibernético e os limites do direito de reclamar.
2. "Direito e Cidadania: Constituição Federal" no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas.
3. "Direito e Cidadania: Uma abordagem sobre violência doméstica e violência na escola", enfatizando o bullyng e as formas de denúncia, uso e porte de drogas e suas responsabilidades.