
O feriadão de Carnaval, que deveria ser motivo de descanso e festa, começou marcado pelo luto nas estradas do Rio Grande do Sul. Um balanço das primeiras horas do feriado aponta pelo menos oito mortes em acidentes ocorridos entre a noite de sexta-feira (13) e a manhã deste domigo(15).
As ocorrências foram registradas em diferentes regiões do estado, envolvendo principalmente colisões frontais e acidentes com motociclistas.
Na sexta feira, 13, por volta das 22h40, na RS-115, em Igrejinha (km 13), uma colisão frontal entre um Toyota Corolla e um GM Corsa Classic resultou na morte de um casal que ocupava o Corsa. Eles foram identificados como sendo Mário Augusto Machado, o Guto, de 55 anos e Celoí dos Santos Dutra, de 52 anos. A motorista do Corolla, uma mulher de 27 anos, foi socorrida ao Hospital Bom Jesus. O trânsito ficou bloqueado por cerca de quatro horas.
Ainda na sexta, por volta das 23h, na BR-392, em Santa Maria, a tragédia envolveu um caminhão Volvo e um Honda Civic. A condutora do carro, Rosilane Lorenzoni (61 anos) e um passageiro, Joaquin Denicolay Cabrera (18 anos) morreram no local. Outras duas passageiras do carro, de 48 e 19 anos, ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Universitário de Santa Maria, onde receberam atendimento médico. A motorista do caminhão, uma mulher de 36 anos, não sofreu ferimentos.
Outras duas mortes envolveram condutores de motos:
RS-118 (Alvorada): Um motociclista, que não teve a identidade divulgada. morreu após ser atingido por um Fiat Siena. O carro ainda colidiu contra um muro. O acidente ocorreu na noite da sexta-feira, 13.
RS-244 (Vale Verde): Um homem de 37 anos morreu na noite da sexta-feira, 13, quando sua moto foi atingida por um Fiat Argo. Segundo a polícia, a motorista do carro teria perdido o controle em uma ponte estreita, invadido a contramão e jogado ambos os veículos em uma ribanceira. Ele foi identificado como sendo Moises Gustavo Rodrigues.
Na manhã do sábado, 14, um homem de 43 anos morreu em um acidente na RS-124, em Pareci Novo. O bombeiro voluntário Tiago Teixeira da Costa trafegava de moto, quando perdeu o controle do veículo e caiu na rodovia, colidindo contra obstáculos no acostamento. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
Na manhã deste domingo, 15, uma mulher morreu e outras três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na RS-153, no trecho que liga Passo Fundo a Ernestina, no norte do Estado. A ocorrência foi registrada por volta das 6h, no km 8 da rodovia. Um Ford Fusion trafegava no sentido Ernestina–Passo Fundo quando, por motivos ainda desconhecidos, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra um Volkswagen Polo que seguia no sentido oposto. A vítima fatal foi identificada como sendo Edna Aparecida de Jesus, 59 anos.
As autoridades reforçam o pedido de cautela redobrada para quem vai pegar a estrada neste domingo e no retorno do feriado.