
O prazo para o registro das chapas que concorrem à reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi encerrado às 18h da sexta-feira (12). Para o período de gestão 2026–2030, foram confirmadas duas candidaturas, ambas compostas por professores doutores da instituição. A primeira chapa é liderada pela professora doutora Cleide Calgaro, que disputará a reitoria, com o professor doutor Carlos Alberto Lunelli como candidato a vice. A segunda candidatura é encabeçada pelo professor doutor Asdrubal Falavigna, atual vice-reitor, acompanhado pela professora doutora Terciane Ângela Luchese na vice-reitoria.
Cleide Calgaro é reconhecida por sua atuação nas áreas do Direito e da gestão universitária, com uma trajetória acadêmica focada em pesquisa e formação jurídica. Seu vice, Carlos Alberto Lunelli, também é professor e pesquisador, com experiência em funções administrativas e envolvimento em projetos institucionais da UCS. Por sua vez, Asdrubal Falavigna possui uma carreira consolidada na universidade, tendo exercido diversas funções acadêmicas e administrativas ao longo dos anos.
A professora Terciane Ângela Luchese traz para a chapa sua experiência na área da Educação, com forte atuação em pesquisa, docência e gestão universitária. O processo eleitoral segue as diretrizes estabelecidas no estatuto da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), que prevê um regramento específico para a escolha da nova administração.
A próxima fase do processo eleitoral ocorrerá no dia 12 de fevereiro, quando os candidatos serão entrevistados pelo Conselho Diretor da FUCS, que avaliará os respectivos Planos de Gestão. A eleição está agendada para o dia 20 de fevereiro, com a posse da nova reitoria marcada para o dia 3 de maio.