
Será sepultado na tarde deste domingo (26), às 14h, no Cemitério São Luiz da 6ª Légua, em Caxias do Sul, o corpo de Renato Lahm Braga, de 47 anos, que morreu após cair de uma altura de cerca de 12 metros enquanto caçava javalis no interior de Vacaria, na Serra Gaúcha.
O velório ocorre na Capela A do Memorial São José, em Caxias do Sul. A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência por volta da 1h15min deste sábado (25).
Segundo os bombeiros, Renato Braga, natural de Caxias do Sul, realizava uma espera para javalis em uma área rural, a cerca de seis quilômetros da sede de Vacaria, quando sofreu a queda de uma árvore de aproximadamente 12 metros de altura.
Ele foi encontrado sem vida em uma região de difícil acesso e com vegetação densa.
“A área era bastante íngreme e o corpo estava em um ponto de acesso complicado. Tivemos que montar um sistema de ancoragem para realizar o resgate com segurança”, informou a corporação em nota.
Devido à dificuldade do terreno, os bombeiros precisaram montar um sistema de ancoragem na parte superior da encosta, o que permitiu o deslocamento controlado da maca até a lavoura mais próxima.
O resgate foi dividido em duas etapas, envolvendo uma descida de 80 metros em área íngreme e um deslocamento adicional de 80 metros em terreno plano.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil, que permaneceu no local até a chegada da perícia técnica.
A morte de Renato Braga gerou comoção entre familiares e amigos em Caxias do Sul e Vacaria. Conhecido por ser apaixonado pela vida no campo e pelas caçadas, ele era descrito por pessoas próximas como um homem tranquilo e dedicado à família.
O caso agora será investigado para esclarecer as circunstâncias da queda e se houve algum fator adicional que possa ter contribuído para o acidente.